Encontro de frigoríficos na Bahia começa hoje.
29 de outubro de 2001
Expectativa de aumento nos preços da carne
29 de outubro de 2001

Uso crescente de sintéticos afeta mercado de couro

Curtumes diminuem o ritmo de industrialização do couro em Goiás para amenizar os efeitos da queda de cerca de 35% nos preços do produto, no decorrer dos últimos seis meses. Em janeiro, o quilo do couro verde, ou seja, sem nenhum beneficiamento, valia R$ 2,40. Agora está em R$ 1,55, informa o presidente do sindicato da categoria, o empresário João Essado.

A queda começou em abril, motivada pela redução da demanda no mercado interno, inicialmente, e depois também no externo. A indústria calçadista nacional vem substituindo, de forma crescente, o couro por matérias-primas sintéticas, que fazem a diferença no custo e aperfeiçoam-se cada vez mais na imitação, estratégia que tem conseguido atrair os consumidores. Além disso, há um outro fato que está agravando os problemas do setor, que seria a taxa de 9% aplicada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), sobre as exportações do couro wet-blue (ou semicurtido). Segundo o empresário Emílio Bittar, proprietário da Coming Indústria e Comércio de Couros Ltda e diretor do Sindicato das Indústrias de Curtumes e Correlatos do Estado de Goiás, a taxa já vinha dificultando os negócios desde dezembro do ano passado. Bittar explica que a taxa do governo foi anunciada como forma de desestimular as vendas sem o processamento completo, que agrega valor ao produto mas, no seu entender, a taxa tem atrapalhado o comércio, descapitalizando o setor. Ela vigora até 30 de novembro e ele receia que seja renovada.

O empresário afirma que as indústrias goianas vêm tentando fazer o completo beneficiamento para agregar mais valor ao produto, mas isso depende do setor calçadista, já que a demanda pelo couro acabado é a melhor forma de levar os curtumes a se aprimorar. Foi a criação dos pólos calçadistas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e de Franca, em São Paulo, que motivou o progresso da indústria do couro naqueles Estados, arremata.

Fonte: O Popular/GO (por Marly Paiva) , adaptado por Equipe BeefPoint.

Comments are closed.