Japão: rede Yoshinoya vende “gyudon” com carne dos EUA por um dia
10 de fevereiro de 2005
EUA: Tyson Foods retomará abates este mês
14 de fevereiro de 2005

Uso de sementes de girassol em confinamento: características de carcaça e perfil de ácidos graxos

A utilização de sementes de girassol na formulação de dietas para bovinos de corte pode ter efeitos diretos não somente sobre a ingestão de matéria seca e desempenho, mas também sobre as características de carcaça e o perfil de ácidos graxos da gordura desses animais. Houve tendência de aumento linear no peso e rendimento de carcaça com inclusão de sementes de girassol na dieta de bovinos confinados. Além disso, também houve tendência de aumento da espessura de gordura de cobertura com o aumento das quantidades de sementes de girassol na ração (tabela 1).

Segundo Owens et al., (1993), o aumento de gordura da dieta promove incremento na espessura de gordura de cobertura. Os incrementos nos rendimentos de carcaça apresentados no presente trabalho (Gibbs et al., 2004), não estão relacionados a aumentos de deposição de gordura interna, como relatado em alguns trabalhos americanos, pelo fato dessa ser retirada no processo de limpeza utilizado no Canadá (local onde foi realizado o experimento). A inclusão de sementes de girassol não apresentou efeito significativo sobre a ocorrência de abscessos de fígado (tabela 1).

Tabela 1. Efeito da inclusão de semente de girassol sobre as características de carcaça e incidência de abscessos de fígado em bovinos de corte confinados.


Apesar de ocorrer intensa mudança nas características dos lipídios no rúmen, houve mudança no perfil de ácidos graxos da gordura de cobertura em resposta a inclusão de semente de girassol na dieta (tabela 2). Houve maiores concentrações dos ácidos graxos: 18:1; 18:2 cis 9, trans 11(CLA); 18:2 trans 10, cis 12 (CLA), e na concentração total de ácidos graxos insaturados na gordura de cobertura (subcutânea). Mesmos resultados são observados no trabalho de Beaulieu et al., (2002). Também foi observada diminuição nas concentrações do ácido graxo 18:3, e da saturação dos ácidos graxos em geral com a inclusão de 14% de semente de girassol na dieta.

O processamento também influiu no perfil de deposição de ácidos graxos da gordura subcutânea, sendo que quando a inclusão foi feita com a semente não processada, houve diminuição dos ácidos graxos 14:1 e 16:0, já no caso da semente processada, houve diminuição da concentração dos ácidos graxos 17:0 e 18:3. Isso pode ser explicado pelo fato de haver maior taxa de hidrogenação no caso de sementes processadas, devido a maior exposição dos ácidos graxos aos microorganismos ruminais. Esse fato afeta diretamente a população microbiana e o perfil de ácidos graxos para absorção intestinal.

Tabela 2. Perfil de ácidos graxos da gordura subcutânea de bovinos de corte, com ou sem semente de girassol na dieta.


Referências bibliográficas

GIBB, D.J.; OWENS, F.N.; MIR, P.S.; IVAN, M.; MCALLISTER, T.A. Value of sunflower seed in finishing diets of feedlot cattle, J. Anim. Sci., v. 82, 2004.

BEAULIEU, A.D.; DRACKLEY, J.K.; MERCHEN, N.R. Concentrations of CLA cis 9, trans 11are not increased in tissue lipids of beef cattle fed a high concentrate diet supplemented with soybean oil. J. Anim. Sci., v. 80, 2002

2 Comments

  1. Roger Fernando Mendes Da Costa disse:

    Queria saber qual a quantidade de semente processada e de semente não processada na dieta de silagem de milho e se o efeito é imediato ou é um processo mais lento?

    Resposta do autor do artigo

    Prezado Roger,

    As quantidades de sementes de girassol a serem incluídas na dieta vão depender do objetivo (desempenho, tipo animal, etc) e da formulação em questão.

    No caso do experimento citado no artigo, as inclusões foram de 9 e 14% da matéria seca. Já o período necessário para que ocorra alteração no perfil de ácidos graxos da gordura, ou no acabamento dos animais, acredito ser em torno de 20-30 dias.

    Espero ter respondido às suas dúvidas, e me coloco à disposição se tiver mais alguma questão.

    Forte abraço,

    André Alves de Souza

  2. Sandra Carreiro disse:

    Quero saber sobre a torta de girassol depois da prensa, qual o valor nutricional que ela oferece para o boi?

    Resposta do autor

    Prezada Sandra,

    A torta de girassol é um subproduto de grande utilidade na nutrição de ruminantes. Em relação à semente de girassol, apresenta uma quantidade menor de extrato etéreo (óleo extraído) e fibra devido ao processo de esmagamento.

    É um excelente ingrediente.

    Grande abraço.

    André Alves de Souza