A utilização de sementes de girassol na formulação de dietas para bovinos de corte pode ter efeitos diretos não somente sobre a ingestão de matéria seca e desempenho, mas também sobre as características de carcaça e o perfil de ácidos graxos da gordura desses animais. Houve tendência de aumento linear no peso e rendimento de carcaça com inclusão de sementes de girassol na dieta de bovinos confinados. Além disso, também houve tendência de aumento da espessura de gordura de cobertura com o aumento das quantidades de sementes de girassol na ração (tabela 1).
Segundo Owens et al., (1993), o aumento de gordura da dieta promove incremento na espessura de gordura de cobertura. Os incrementos nos rendimentos de carcaça apresentados no presente trabalho (Gibbs et al., 2004), não estão relacionados a aumentos de deposição de gordura interna, como relatado em alguns trabalhos americanos, pelo fato dessa ser retirada no processo de limpeza utilizado no Canadá (local onde foi realizado o experimento). A inclusão de sementes de girassol não apresentou efeito significativo sobre a ocorrência de abscessos de fígado (tabela 1).
Tabela 1. Efeito da inclusão de semente de girassol sobre as características de carcaça e incidência de abscessos de fígado em bovinos de corte confinados.
O processamento também influiu no perfil de deposição de ácidos graxos da gordura subcutânea, sendo que quando a inclusão foi feita com a semente não processada, houve diminuição dos ácidos graxos 14:1 e 16:0, já no caso da semente processada, houve diminuição da concentração dos ácidos graxos 17:0 e 18:3. Isso pode ser explicado pelo fato de haver maior taxa de hidrogenação no caso de sementes processadas, devido a maior exposição dos ácidos graxos aos microorganismos ruminais. Esse fato afeta diretamente a população microbiana e o perfil de ácidos graxos para absorção intestinal.
Tabela 2. Perfil de ácidos graxos da gordura subcutânea de bovinos de corte, com ou sem semente de girassol na dieta.
GIBB, D.J.; OWENS, F.N.; MIR, P.S.; IVAN, M.; MCALLISTER, T.A. Value of sunflower seed in finishing diets of feedlot cattle, J. Anim. Sci., v. 82, 2004.
BEAULIEU, A.D.; DRACKLEY, J.K.; MERCHEN, N.R. Concentrations of CLA cis 9, trans 11are not increased in tissue lipids of beef cattle fed a high concentrate diet supplemented with soybean oil. J. Anim. Sci., v. 80, 2002
2 Comments
Queria saber qual a quantidade de semente processada e de semente não processada na dieta de silagem de milho e se o efeito é imediato ou é um processo mais lento?
Resposta do autor do artigo
Prezado Roger,
As quantidades de sementes de girassol a serem incluídas na dieta vão depender do objetivo (desempenho, tipo animal, etc) e da formulação em questão.
No caso do experimento citado no artigo, as inclusões foram de 9 e 14% da matéria seca. Já o período necessário para que ocorra alteração no perfil de ácidos graxos da gordura, ou no acabamento dos animais, acredito ser em torno de 20-30 dias.
Espero ter respondido às suas dúvidas, e me coloco à disposição se tiver mais alguma questão.
Forte abraço,
André Alves de Souza
Quero saber sobre a torta de girassol depois da prensa, qual o valor nutricional que ela oferece para o boi?
Prezada Sandra,
A torta de girassol é um subproduto de grande utilidade na nutrição de ruminantes. Em relação à semente de girassol, apresenta uma quantidade menor de extrato etéreo (óleo extraído) e fibra devido ao processo de esmagamento.
É um excelente ingrediente.
Grande abraço.
André Alves de Souza