Uma vaca de propriedade do pecuarista de Mato Grosso do Sul, Li Teixeira de Rezende, conquistou o título de Grande Campeã no julgamento da raça Nelore mocho.
De quebra, a Expoinel 2002 fez o bovino mais caro do Brasil – provavelmente do mundo. A vaca Olímpica da Mata Velha foi arrematada parcialmente (a metade de sua produção) por R$ 1,6 milhão, divididos em 14 parcelas de R$ 115 mil. O comprador foi o empresário do ramo de educação João Carlos Di Gênio, de São Paulo.
Metade da fêmea, da raça Nelore padrão, continua com o vendedor, a Fazenda Mata Velha, de Uberaba.
Durante a Expoinel, a ACNB promoveu a carne de nelore natural, servida em todos os estabelecimentos do Parque Fernando Costa. Parte do produto foi oferecida a 2.100 alunos de 32 escolas de Uberaba, que puderam ver de perto como funciona toda a cadeia produtiva da carne, durante a realização do Projeto Saúde Brasil.
A campanha de divulgação da carne de Nelore também incluiu cursos de culinária para donas de casa e interessados em receitas à base de carne bovina.
Entusiasmado com os resultados da Expoinel 2002, que definiu o Ranking Nelore 2001/2002, o presidente Carlos Viacava, da ACNB, já anunciou que o lançamento da Expoinel 2003 será feito durante a ExpoZebu, que a ABCZ promove em maio do próximo ano em Uberaba.
Grandes campeões:
NELORE PADRÃO
Grande campeã: Lana TE de Kubera, 20 meses – 760 kg. Expositor: Angelus Cruz Figueira, Fazenda Terras de Kubera – Uberaba (MG)
Grande campeão: Jamal da Frefer, 24 meses – 980 kg. Expositor: Associação de Ensino de Marília Fazenda: Santa Filomena – Ocaucu (SP)
NELORE MOCHO
Grande campeã: Levantadora M da SD, 24 meses – 724 kg. Expositor: Li Teixeira de Rezende, Fazenda São Domingos – Dourados (MS)
Grande campeão: Hobby AJJ, 25 meses – 986 kg. Expositor: Antônio José Junqueira Vilela Fazenda Rio Alegre – Euclides da Cunha (SP).
Fonte: Correio do Estado