O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vai dar início a uma nova rodada de testes para detectar a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), o mal da “vaca louca”.
Desta vez, o Serviço de Inspeção da Saúde Animal e Vegetal vai realizar os testes em animais aparentemente saudáveis, ao invés de concentrar os esforços apenas naqueles que são classificados na categoria “alto risco”, que são animais doentes ou incapacitados de se locomover. As duas vacas contaminadas encontradas até o momento nos Estados Unidos eram desta categoria.
A medida atende apelo da Secretaria da Agricultura, que há mais de um ano pediu a realização de testes em animais saudáveis.
A participação da indústria nesta rodada será voluntária. Segundo o USDA, o governo vai oferecer US$ 200 como compensação para os criadores que aceitarem participar dos testes.
Desde o início do programa de pesquisa, em 1o de junho de 2004, foram realizados testes em 478.050 animais doentes vivos ou já abatidos, de acordo com dados do USDA.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Fabíola Gomes), adaptado por Equipe BeefPoint