MS: Mercado do boi gordo teve mais um dia de estabilidade
3 de junho de 2003
Carne brasileira avança nos países árabes
5 de junho de 2003

Vaca louca poderá favorecer exportação de carne brasileira

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse ontem, na abertura da Feicorte, em São Paulo, que a descoberta do caso de “vaca louca” no Canadá pode abrir mercados para o Brasil e outros países exportadores de carne bovina. Segundo ele, o Canadá exporta 615 mil toneladas de carne por ano e vários importadores, inclusive os EUA, suspenderam as compras do país. “É uma oportunidade para ser utilizada com competência”.

Rodrigues avalia que o surgimento da doença no Canadá pode acelerar a abertura do mercado americano para a carne bovina in natura brasileira. O ministro afirmou que iria “insistir na agilização do processo” em almoço, também ontem, com o sub-secretário de agricultura americano, J.B. Penn.

Em julho, uma missão técnica americana vem ao Brasil para finalizar a análise de risco para aftosa do gado brasileiro. Rodrigues prevê que a partir de março de 2004 o Brasil poderá exportar aos EUA.

A posição das empresas exportadoras contrasta com a do ministro. Segundo Ênio Marques, diretor-executivo da Abiec, entidade que as reúne, o país não deve ganhar mercados com o problema canadense porque os fluxos comerciais são diferentes. O Canadá vende principalmente para EUA e Japão, para onde o Brasil ainda não pode exportar. E ele não crê que o país acessará o mercado americano a partir de março de 2004. “Isso ocorre geralmente 15 meses após a publicação da análise de risco”.

Fonte: Valor Online (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe BefPoint

Os comentários estão encerrados.