McDonald’s projeta crescer 10% em 2004
29 de setembro de 2004
Sistema agrícola de produção integrada – SAPI
1 de outubro de 2004

Vacinação anti-aftosa começa em seis estados

Maior exportador mundial de carne bovina, em volume embarcado, o Brasil começa amanhã, mais uma etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. Nessa fase, prevista para terminar em 31 de outubro, serão imunizados os bovinos e bubalinos de Alagoas, Amazonas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. A imunização do rebanho é obrigatória, alerta o Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os seis estados têm 5,58 milhões de cabeças de gado, menos de 3% dos 191,2 milhões de bovinos do país, o maior rebanho comercial do mundo. Pernambuco tem 1,75 milhão de animais, seguido do Amazonas, com 1,04 milhão de cabeças. Depois vem a Paraíba (951,6 mil reses), Rio Grande do Norte (714,7 mil), Alagoas (706,4 mil) e Roraima (423 mil). Essas regiões estão em processo de erradicação da aftosa e só vendem carne, produtos e subprodutos para o mercado interno.

A campanha será executada pelos governos dos estados, com recursos federais repassados pelo Mapa. Os pecuaristas precisam comprovar a vacinação dos animais aos serviços estaduais de defesa sanitária. “Os produtores compram as vacinas e depois apresentam as notas fiscais nos escritórios de atenção veterinária”, diz Rodolfo Moraes Júnior, da Divisão de Febre Aftosa do Mapa. Os fiscais estaduais também fazem inspeção in loco nas fazendas, por amostragem, para acompanhar a imunização.

No Amazonas, onde foi detectado um foco de aftosa no município de Careiro da Várzea, no início deste mês, os pecuaristas poderão comprar vacinas com preço subsidiado: R$ 0,60 a dose. O estado deve ter uma cobertura vacinal superior a 85%, prevê o secretário de Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado do Amazonas, Luiz Castro de Andrade Neto. Na primeira fase da imunização, 87,5% dos bovinos e bubalinos amazonenses foram imunizados.

A segunda etapa deste ano da campanha nacional de vacinação contra a aftosa deve ser concluída em novembro, quando Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins vão imunizar seus rebanhos.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.