A vacinação antiaftosa em Mato Grosso do Sul já imunizou 88% das 10,3 milhões de cabeças de bovinos previstas nesta segunda etapa de campanha no Estado. A imunização, que teve início no dia 1º de maio, terminou sábado (15/06) nas propriedades do planalto e se estende até o dia 30 nas fazendas situadas no Pantanal.
As informações foram repassadas pelo diretor de Operações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Osvaldo Pereira Dias, que alerta que os produtores têm até 15 dias após o término da vacinação, para fazer a notificação e entrega dos frascos vazios da vacina nos escritórios locais do Iagro.
Os prazos da campanha tiveram que ser prorrogados no Estado por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que temia a insuficiência de vacinas nas revendas agropecuárias do País. “A prorrogação foi um procedimento para aumentar a segurança da imunização do rebanho no Estado”, disse, destacando que, apesar de alguns problemas isolados de falta de doses no início da campanha, a imunização correu normalmente, com o envio de novos lotes de vacina.
Neste ano, segundo o Iagro, foram enviadas para Mato Grosso do Sul 16.212.300 doses de vacinas até o mês de junho. Descontando a etapa de fevereiro, que consumiu 4,5 milhões de frascos, sobraram 12,422 milhões, que estão sendo utilizados nesta segunda etapa.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint