Mais uma etapa do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa começa hoje nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Até o final de fevereiro os três deverão imunizar seus rebanhos. Hoje, mais de 85% das quase 193 milhões de cabeças de gado do país estão em zonas livres de aftosa com vacinação. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é eliminar a doença em todo o Brasil até 2006.
A campanha deve imunizar cerca de 5,5 milhões de animais em Mato Grosso. “Serão vacinados os animais de até um ano em todo o estado, exceto os da região do Pantanal”, diz o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da Delegacia Federal de Agricultura do Ministério, Donizete Mesquita. Com um rebanho de mais de 25 milhões de cabeças, o estado promove mais duas etapas de vacinação contra aftosa, em maio e novembro.
Mato Grosso do Sul também deve vacinar cerca de 5,5 milhões de cabeças neste mês. Os animais do Pantanal não serão imunizados devido às cheias na região, explica o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da Delegacia Federal de Agricultura do Estado, Heitor Walter de Lima. O estado tem um rebanho de cerca de 25 milhões de cabeças e também realiza as outras etapas da campanha em maio e novembro.
No Rio Grande do Sul, a vacinação atingirá os animais de mais de 150 municípios da região norte. “São cerca de 4,3 milhões de cabeças”, informa o chefe do Serviço de Sanidade Animal da Delegacia Federal de Agricultura no estado, Bernardo Todechini. O rebanho do Rio Grande do Sul totaliza 13,6 milhões de cabeças. Os restantes 9,3 milhões de animais serão imunizados em outras fases da campanha.
Nos três Estados, estão sendo realizadas campanhas por meio de rádios, tevês, cartazes e folders para convocar os proprietários a vacinar seus rebanhos.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint