O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está alertando os pecuaristas para o prazo final da vacinação contra a febre aftosa, que é no próximo dia 10 de dezembro. A vacinação é obrigatória e quem não vacinar os animais estará sujeito às penalidades previstas em lei, de acordo com o Instituto.
“Existe um falso boato correndo na região de que não há necessidade de continuar vacinando o gado contra a febre aftosa porque a doença já está controlada e erradicada. Porém, esse boato é falso e perigoso. Estamos na reta final para conseguirmos erradicar a doença, por isso, a vacinação continua e é obrigatória”, explica o médico veterinário do escritório seccional do IMA, em Piumhi, Mauro da Costa Cardoso.
Tocantins
Os produtores rurais do Tocantins têm prazo até o próximo dia 10 para informar, nos escritórios locais da Adapec, números sobre a vacinação antiaftosa. A partir desta data, estarão sujeitos à multa de cinco Ufirs. Os números da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa deste ano, realizada de 1o a 30 de novembro, serão divulgados até o dia 18.
Fonte: Folha da Manhã/MG (por Luciana Martins) e Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint