UE desenvolverá padrões de garantia de qualidade
4 de março de 2004
Balança do agronegócio bate novo recorde em fevereiro
8 de março de 2004

Vacinação em Japorã/MS deve acontecer na próxima semana

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) espera que na próxima semana ocorra a vacinação de bovinos contra febre aftosa no rebanho das 14 fazendas invadidas por índios no município de Japorã, em Mato Grosso do Sul.

As propriedades ficaram de fora da campanha, encerrada domingo último, devido à desorganização promovida pelas invasões. “Agora os proprietários terão de se organizar e informar quando a vacinação poderá começar. Daí vamos solicitar força policial para dar suporte”, disse o gestor de Defesa Sanitária, Afonso Dutra de Oliveira.

A previsão do Iagro é que a suspensão do trânsito de animais no município, como medida de proteção, já possa ser derrubada em 15 de março. O rebanho total do município é de 65 mil bovinos, nas fazendas invadidas de 8,5 mil e a estimativa é que dois mil sejam bezerros que deveriam ter sido imunizados nessa primeira fase da campanha.

O Conselho Municipal de Saúde Animal de Iguatemi quer a presença do Exército para acompanhar a vacinação da bezerrada. O pedido está sendo feito em carta encaminhada ao secretário de Estado de Produção e Turismo, José Felício, como forma de garantir a imunização.

O conselho esteve reunido com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde foram relatados os problemas enfrentados pelos proprietários para reunir o gado. De acordo com o presidente do conselho, Raindeldes Tormenta Junior, os pecuaristas não estão conseguindo realizar a vacinação obrigatória. Há casos em que as cercas derrubadas pelos índios foram reerguidas, mas voltaram a ser derrubadas.

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias e Sandra Luz), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.