A partir de hoje, os criadores de bovinos, bubalinos e terneiros recém nascidos de Aceguá, Bagé e Hulha Negra, devem ficar atentos para o início do período da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
O presidente da Associação/Sindicato Rural de Bagé, Paulo Ricardo de Souza Dias, informou que os produtores deverão obter a autorização, nas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZ), e o formulário de declaração de animais. Depois os criadores poderão se dirigir para as casas veterinárias para adquirirem as vacinas.
Em relação ao movimento dos animais, Dias observou que os animais para cria e recria somente vacinados serão liberados. Os terneiros após 15 dias de vacina e o gado adulto após sete dias. Já os animais para remate depois de 15 dias após a vacinação. O trânsito dos animais para fora do Estado somente serão liberados após 15 dias da vacina, acompanhados do exame de brucelose e tuberculose. O presidente enfatizou que os animais para abate serão liberados sem vacina até o dia 20 de janeiro.
Os pequenos produtores enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) podem retirar as vacinas de forma gratuita na sede da inspetoria.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint