Média em Londrina chega a R$ 24 mil
30 de outubro de 2002
Panaftosa confirma casos de aftosa no Paraguai
1 de novembro de 2002

Vacinas já podem ser compradas em Goiás a partir de amanhã

Estará autorizada em todo o estado de Goiás, a partir de amanhã (01), a venda de vacinas antiaftosa, embora o lançamento oficial da 2a etapa anual da campanha só aconteça no próximo dia 7. O diretor de Defesa Agropecuária da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), Hélio Lourêdo, diz que a meta é vacinar a totalidade do rebanho bovino goiano, estimado em 20 milhões de cabeças.

Ele assegura que, ao contrário de etapas anteriores, não há risco de falta de vacinas, visto que já existem em estoque no Estado cerca de 14 milhões de doses. A normalidade do abastecimento é confirmada pelo presidente da Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa), Gileno Andrade, que estima em R$ 0,85 o preço médio da dose.

A novidade nesta etapa será a exigência de que o pecuarista encaminhe à Agenciarural, até 10 dias após a imunização, uma carta de aviso de vacinação. O documento deve conter a descrição dos animais por grupos de idade e sexo, conforme modelo disponível nos escritórios da agência e nos próprios locais de revenda. A medida visa dar maior consistência e confiabilidade aos dados da vacinação, pois foi observado que muitos pecuaristas, há anos, adquirem o mesmo número de doses. Até agora, a descrição dos animais era feita, sem maior critério, na nota de compra do medicamento.

O secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, informa que nos próximos dias a Secretaria estará distribuindo farto material de divulgação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a campanha “Brasil Livre da Aftosa. O Gado que Todo Mundo Quer”.

Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.