Vacinas para castração de bovinos

Marcelo Manella e Celso Boin

A castração de machos por imunosupressão de hormônios envolvidos nas funções testiculares com LH (hormônio luteinizante), FSH (hormônio folículo estimulante) e LHRH (hormônio liberador de LH) tem sido foco de diversos estudos nos últimos anos. Na seção de Nutrição do BeefPoint de 20/04/2001 foi apresentado e discutido um trabalho sobre esse tema (Imunização de bovinos contra GnRH produz resultados semelhantes a castração – 20/04/2001). Devido ao fato dessa tecnologia ser menos cruenta e invasiva, contribuir para menor sofrimento do animal, e com potencial de produção de carcaças pesadas e com bom acabamento de gordura, sem os fatores negativos relacionados às carcaças de animais inteiros (coloração, sabor, maciez, etc..), é importante abordar outros trabalhos sobre esse tema.

Huxsoll, et al (1998) compararam os efeitos da imunização com vacina conjugada anti-GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) em algumas características de carcaça e o comportamento dos bovinos. Os animais foram imunizados com 1, 4 ou 6 meses de idade, e feito um reforço com 12 meses de idade. Metade dos animais imunizados animais foram implantados com Synovex C com 1 mês de idade e metade não. Como controle foram utilizados animais inteiros e castrados (4 meses), implantados ou não. Os animais castrados receberam mais dois implantes aos 6 e aos 12 meses de idade. Os animais foram terminados em confinamento comercial, e, ao abate, as carcaças foram avaliadas de acordo com o sistema de classificação do USDA.

Os autores relatam que os animais imunizados apresentaram redução significativa na concentração de testosterona à desmama e ao abate em relação aos animais inteiros. Também foi observado redução no peso dos testículos dos animais imunizados (tabela 1), indicando que a vacina foi eficiente em provocar resposta humoral que inibe a “atividade” e o desenvolvimento testicular. A diminuição na produção dos hormônios sexuais também diminuiu a agressividade dos animais imunizados em relação aos intactos, fato este que pode contribuir para diminuição dos efeitos do stress pré-abate (dark cutter) característico de animais inteiros.

O animais inteiros e castrados implantados apresentaram carcaças mais pesadas, enquanto que os animais imunizados apresentaram valores intermediários entre este grupo e os animais castrados não implantados. Por outro lado, animais imunizados apresentaram carcaças de qualidade semelhante às de animais castrados e superior às de animais inteiros.

Tabela 1: Características de carcaças de bovinos imunizados com anti GnRH, inteiros ou castrados

A utilização de vacinas para imunização de animais inteiros é efetiva em diminuir a produção de hormônios, evitando carcaças com características indesejáveis peculiares a esses animais (coloração escura, pouca gordura). Tais produtos surgem como uma ferramenta alternativa para incrementar a produção de carne no sistema sem a necessidade do uso de anabolizantes hormonais, que tem seu uso restrito em vários países.

Fonte:

Huxsol, C. C.; Price, E. O. Adamans, T. E. Testis function, carcass traits and agressive behaivor of beef bulls actively immunized aganist gonadotropin-releasing hormone. Journal of Animal Science, v.76, p. 1760-1766. 1998.

Os comentários estão encerrados.

MS: touro reprodutor é arrematado por R$ 9,8 mil na Acrissul
19 de setembro de 2002
ABCZ defende fórum de discussões para Sisbov dar certo
23 de setembro de 2002