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Vallée terá fábrica no México em 2006

A Vallée S.A., principal fabricante nacional do setor de produtos para saúde animal, quer ampliar sua presença no mercado internacional. Depois de abrir filiais no Paraguai e na Venezuela, a empresa prepara-se para desembarcar no México, onde inaugura uma subsidiária no início do próximo ano. “Queremos ser uma multinacional com sede no Brasil”, diz o diretor comercial da Vallée, Ricardo Pinto.

Com o ingresso no México, a empresa espera dobrar a participação das exportações no faturamento (R$ 160 milhões em 2004) de 5% para 10% em três anos. “O México é um mercado significativo em volume e que pode ser a porta de entrada para os Estados Unidos”, acrescenta o executivo, que não descarta, para o futuro, a implantação de uma fábrica local. “Mas vamos ver primeiro os resultados de venda naquele mercado.”

A idéia é repetir no mercado mexicano o modelo adotado no Paraguai e na Venezuela. “Podíamos optar por apenas contratar distribuidores locais a partir da nossa operação no Brasil, mas essa estratégia traz uma desvantagem, pois quem fica responsável pelos registros dos produtos nesses países não é a fabricante e sim quem os distribui. Queremos ter o controle do nosso negócio no exterior, o que só é possível com uma filial local”, diz.

Embora não revele valores dos seus investimentos, a Vallée vem, desde 2000, colocando em prática um projeto de expansão da sua fábrica, localizada em Montes Claros (MG). A intenção é dar suporte para o crescimento das operações nos mercados interno e externo.

O programa permitirá à empresa duplicar a capacidade produtiva de suas principais linhas até 2010, segundo Luís Fernando Almeida, gerente de marketing. “Investimos em uma nova unidade para produtos para raiva, que hoje tem capacidade para 80 milhões de doses por ano”, afirma.

Segundo o diretor comercial Ricardo Pinto, a empresa só não está mais agressiva no exterior por conta da demanda no Brasil. O mercado de produtos veterinários saltou de R$ 1,2 bilhão, em 1999, para R$ 2 bilhões, em 2004, segundo o Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Para este ano, a entidade reviu suas projeções de crescimento de 5% para 10%.

A expectativa da Vallée é acompanhar, em 2005, o crescimento do setor, com uma evolução de 10% a 12% sobre as receitas de 2004, de R$ 160 milhões. Atualmente, 95% das vendas da empresa estão concentradas no mercado de bovinos. O segmento, contudo, não é o único da mira da empresa.

Única brasileira entre as quatro maiores do ranking do setor, a Vallée é controlada pela holding mineira Carfepe – que atua ainda em operações de avicultura, pecuária, moagem de trigo e no ramo imobiliário. Fundada em 1961, a Vallée disputa mercado com multinacionais como Merial, Shering-Plough e Pfizer.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Cristina Rios), adaptado por Equipe BeefPoint

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