Resultado do 3º Leilão Nelore Mocho Cambira
1 de outubro de 2004
Planejamento: a construção da própria sorte
5 de outubro de 2004

Valor da arroba cai em relação a insumos

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), pertencente à USP (Universidade de São Paulo), realizou avaliação sobre a cotação de alguns insumos necessários á produção pecuária em agosto, no Estado de São Paulo. A moeda vigente no estudo é a arroba de boi gordo. Veja baixo as relações de troca obtidas no estudo.

Sal Mineral (@/saco-30kg)


Em agosto, os preços do suplemento mineral em São Paulo se mantiveram estáveis em algumas lojas e noutras chegaram a recuar 2%; a arroba de boi, por sua vez, subiu 2,4%.

No entanto, nos últimos 12 meses, o sal mineral acumula alta de 10,67% e o boi de apenas 6,16%. A inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 12,44%.

Assim, a relação de troca em agosto foi 4,25% pior para o pecuarista quando comparada à de agosto do ano passado.

Se antes era necessária 0,50 arroba, no último mês, o produtor teve de dispor de 0,52 arroba de boi gordo para cada saco de 30 quilos de sal mineral.

Trator MF 61HP (@/trator)


O preço do trator de 61HP registrou alta em agosto de 5% e já acumula acréscimo de 10,4% nos últimos 12 meses. Esses percentuais acarretaram ao produtor uma queda no poder de compra de 2,6% no último mês e de 4% no período de um ano.

Enquanto em agosto de 2003 o produtor precisava de 960 arrobas de boi para comprar um trator de 61HP, em agosto deste ano, despendia 998 arrobas, 25 a mais que em julho passado.

O reajuste dos preços das máquinas, em geral, se dá uma vez no ano, esse ano ocorreu em julho e foi em torno de 15%.

Superfosfato Simples (@/ton)


Em agosto, o preço do superfosfato simples registrou queda de 0,78% no mercado paulista, mas, nos últimos 12 meses, acumula alta de 25,2%.

Para o pecuarista, essa valorização piorou seu poder de compra em quase 20% em um ano. Enquanto em agosto de 2003, com 7,9 arrobas, comprava-se uma tonelada do fertilizante, em agosto deste ano foram necessárias 9,3 arrobas.

Essa perda do poder de compra dos pecuaristas é especialmente preocupante pelo fato de a produção de carne bovina nacional ser calcada em pastagens.

Apesar de alguns avanços, na média, o produtor brasileiro ainda age de forma exploratória em relação às pastagens, sem utilização de fertilizantes.

Bezerro (@/cabeça)


Pelo segundo mês consecutivo, a situação do criador de bezerros piorou frente à do pecuarista que trabalha com recria e engorda. O preço da unidade – nelore, de 8 a 12 meses, no Estado de SP – em agosto, registrou queda de 0,87%, enquanto a arroba do boi valorizou-se 2,4%.

Em agosto de 2003, eram necessárias 6,7 arrobas e, no último mês, 6,2 arrobas para adquirir um bezerro. Para o pecuarista que realiza a recria e/ou a engorda, essa relação significa um ganho de quase 7,5%.

Fonte: Equipe BeefPoint, com informações do Cepea

Os comentários estão encerrados.