Análise Semanal – 30/03/2005
30 de março de 2005
A cooperativa e os produtores rurais
1 de abril de 2005

Vantagens da Produção Intensiva de Carne – produção de novilhos precoce e superprecoce

Intensificar a produção de carne traz vantagens significativas para o sistema produtivo. A possibilidade de explorar o ganho em escala, aumentar o capital de giro da propriedade e a melhoria da receita a longo prazo são alguns dos seus benefícios.

Existem algumas formas de produzir carne de forma intensiva. A produção de novilhos precoce e superprecoces é uma delas, podendo trazer excelentes resultados. Além de oferecer vantagens ao produtor, permite uma qualidade de carcaça com características desejáveis para o mercado interno e internacional. Esta expressão “Novilho Precoce” tem sido usada para definir o animal abatido mais jovem (30-36 meses) comparando com aquele obtido no sistema tradicional (42-48 meses).

Estes animais possuem uma composição de carcaça com características desejáveis ao mercado consumidor, como quantidade de gordura adequada, peças de tamanho constante, coloração, maciez e sabor. “Os consumidores, principalmente os do mercado internacional, buscam carnes com qualidade comprovada, não se importando em pagar um preço maior por esta garantia”, afirma o zootecnista Rafael Cervieri, professor doutor em nutrição animal e consultor em nutrição de bovinos de corte.

Para utilizar animais com características de precocidade num sistema intensivo, alguns cuidados devem ser tomados, como o correto manejo alimentar, entender as características da curva de crescimento, definir raças e cruzamentos mais compatíveis em cada situação e, acima de tudo, determinar economicamente qual o sistema mais viável de produção.

Esse sistema de produção possui todas as características necessárias para a intensificação da atividade e oferecer uma composição de carcaça desejável, atendendo a 2 importantes elos da cadeia: pecuaristas e consumidores. Todavia, nem todo animal possui o potencial necessário para se tornar um novilho precoce ou superprecoce. Definir a melhor raça e cruzamento para atingir estes objetivos, conhecer as técnicas necessárias para este tipo de produção, saber qual o correto manejo alimentar e, acima de tudo, determinar economicamente qual sistema mais viável são perguntas que devem ser respondidas para o sucesso da produção de novilhos precoce e superprecoce.

Para responder a estas questões, a AgriPoint, através de sua Formação Continuada iniciará um treinamento online com o tema “Produção Intensiva de Carne de Qualidade”, no dia 19/04.

“O aluno irá aprender as características deste sistema, identificar o manejo nutricional adequado e as raças e cruzamentos mais compatíveis para cada situação, definir as estratégias de produção e fazer comparativos de custo de produção, além de aprender outras técnicas necessárias”, explica Renato Zanetti, coordenador da Formação Continuada AgriPoint.

Veja as participações especiais para duas Conferências Online:

Dr. Mario De Beni Arrigoni, professor do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal, UNESP/Botucatu, na disciplina de Nutrição e Alimentação, bolsista do Cnpq desde 1999, possui ampla experiência em eficiência produtiva em bovinos de corte, nutrição animal e manejo produtivo e nutricional de novilhos precoce e superprecoce. Sua experiência permitirá que dê dicas e informações práticas para aumentar a eficiência na produção intensiva de carne.

M.Sc. Judson Vasconcelos, doutorando em Nutrição e Produção de bovinos de corte pela Texas A&M University, College Station, TX. Tem trabalhado em projetos que estudam a influência da nutrição de animais em crescimento na qualidade da carne e em projetos que avaliam os requerimentos de proteína metabolizável de bovinos confinados. No momento, desenvolve suas pesquisas no confinamento experimental do ARS-USDA localizado em Amarillo-TX, desenvolvendo também atividades extra-curriculares junto à indústria de produção de carne da região – conhecida por possuir a maior concentração de confinamentos do mundo.

A AgriPoint atua no segmento de cursos online desde o ano 2000, tendo treinado mais de 3.500 alunos, pertencentes a todos os estados brasileiros e a 11 países. O formato online de treinamento vem crescendo ano a ano e tem se mostrado eficaz e extremamente útil para aqueles que desejam utilizar as vantagens dos cursos online para se atualizar, como reduzir gastos com deslocamento e alimentação para um evento presencial, estudar na hora que desejar, elaborando a melhor rotina de estudo, dentre outras vantagens de um treinamento online AgriPoint.

Para ver a programação completa e mais informações sobre este treinamento online, acesse: www.agripoint.com.br/carne

Para saber mais sobre este ou outros cursos online AgriPoint, acesse www.agripoint.com.br

Os comentários estão encerrados.