Embora o Brasil possua o maior rebanho bovino do mundo e as exportações venham crescendo, o segmento reclama de que os custos do manejo estão penalizando o produtor, inclusive pela grande oferta no mercado interno. Com isso, nos dois últimos meses houve redução de queda de 10% no custo do quilo da carne, segundo pesquisa da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD).
O menor preço da carne está se refletindo na mesa do consumidor. O movimento nos açougues e supermercados cresceu “substancialmente”, segundo a CBD. Nas lojas Pão de Açúcar e Extra Hipermercados, da rede CBD, os preços caíram cerca de 15%, o que provocou, no mês de julho, um aumento de 20% no volume de vendas nos açougues da rede em relação ao primeiro semestre de 2005.
“Esse incremento foi possível graças ao repasse de descontos obtidos junto aos fornecedores da empresa e às promoções realizadas nessa categoria. Além disso, o custo da carne no Brasil é altamente sensível às movimentações do mercado externo, o que explica a redução dos preços”, comenta o gestor de categorias do Pão de Açúcar Paraná, Luiz Carlos Hertzog.
Ele informa que, ao contrário do que se imagina, o consumo de carne bovina no Brasil é um dos dez maiores do mundo. O brasileiro consome 34,5 quilos por pessoa a cada ano.
Fonte: Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe BeefPoint