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Varejo: preço da carne cai 4,7% em julho

As vendas nos supermercados mantiveram em julho a trajetória de queda iniciada em abril deste ano. No mês passado, as vendas do setor supermercadista encolheram 0,16% em relação ao mesmo mês de 2004. Na comparação com junho, entretanto, houve uma alta de 5,82%.

“A queda em julho já era prevista. Após a Páscoa as vendas iniciaram uma retração que deve continuar nos próximos meses”, afirma o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira.

De olho nesse cenário, a Abras revisou para baixo as estimativas de crescimento do setor para 2005: de 3,5% para 2% em relação a 2004. No acumulado de janeiro a julho, as vendas do setor supermercadista registram um incremento de 3,11% na comparação com igual período do ano passado.

Segundo Oliveira, a queda nas vendas pode ser explicada pela migração do consumidor para produtos de marcas mais baratas, resultado da queda do seu poder aquisitivo. “Ele troca a marca líder por uma de qualidade semelhante e preço inferior”.

Os sinais de retração no setor supermercadista foram sentidos pela maior rede varejista do setor. A CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), dona das redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas, que esperava crescer até 2% neste ano e revisou para zero sua estimativa. A revisão da CBD foi mais pessimista que da Abras.

O Abrasmercado, índice da Abras, registrou em julho uma queda de 8,03% nos preços praticados nos supermercados em relação ao mesmo mês de 2004. Com isso, a cesta básica dos supermercados passou a custar R$ 193,16. Na comparação com junho, o recuo nos preços foi de 1,96%.

A cesta é formada por 35 produtos essenciais, como alimentos, bebidas, higiene, beleza e limpeza. As maiores quedas ficaram por conta da batata (-18,83%), tomate (-6,14%), e carne bovina – traseiro (-4,77%). A pesquisa da Abras foi feita junto a 90 empresas do setor em todo o país.

Fonte: Estado de Minas/Superávit, adaptado por Equipe BeefPoint

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