Estatísticas afirmam que 40% dos indianos não comem carne. Em nenhum outro país a parcela de vegetarianos é tão alta quanto na Índia. No entanto, nos últimos dez anos, o consumo de carne no país duplicou. Em 2009, a média era de 5,5 quilos por pessoa.
Em nenhum outro país há tantos vegetarianos como na Índia. Mas o surgimento de uma nova classe média, que valoriza hábitos ocidentais em detrimento da tradição religiosa, faz o consumo de carne crescer rapidamente.
Estatísticas afirmam que 40% dos indianos não comem carne. Em nenhum outro país a parcela de vegetarianos é tão alta quanto na Índia. No entanto, nos últimos dez anos, o consumo de carne no país duplicou. Em 2009, a média era de 5,5 quilos por pessoa.
As cadeias de fast food se espalham rapidamente por todas as cidades da Índia. Elas atraem principalmente a clientela mais jovem e ficam cheias sobretudo nos fins de semana.
Para a nova classe média indiana, sobretudo para as gerações mais jovens, comer carne é sinal de cosmopolitismo e de um certo nível de educação. Além disso, o hábito é também visto como indicador de status econômico, pois os pratos com carne no país são geralmente mais caros que os vegetarianos.
O jovem estudante Jaspreet Singh come há muito tempo carne e peixe. “Procuro ingerir um número suficiente de proteínas. Como frango, carne de carneiro e peixe. O meu corpo e a minha aparência são muito importantes para mim”, conclui.
Durante muito tempo, tabus religiosos impediram muitos indianos de comer carne. Textos hindus de séculos atrás já pregavam a aversão à ingestão de carne. Para os cidadãos mais religiosos, a vaca é um animal sagrado. O abate bovino é proibido no país, cuja população é composta de 80% de hindus. Antigamente, quem comia carne era considerado incivilizado e bárbaro.
Grandes cadeias, como o McDonalds, adaptaram-se ao mercado indiano. Presente na Índia desde 1996, o grupo norte-americano não vende hambúrgueres de carne bovina no país, mas o que chama de chicken maharaja burger. Segundo a publicidade veiculada pela cadeia, quem come esse hambúrguer deve se sentir como um marajá, ou seja, como um rei.
Fonte: DW, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.