Proteger a indústria de carne bovina destruindo mitos: EUA
1 de fevereiro de 2016
Incertezas e oportunidades de fixação de preços para o boi gordo
1 de fevereiro de 2016

Veja as projeções do MLA para a indústria pecuária da Austrália em 2016

A indústria pecuária da Austrália será influenciada por uma série de forças extremas em 2016. Do ponto de vista da oferta, os números nos próximos dois anos cairão para níveis não vistos em mais de vinte anos. Somente isso irá estimular a forte competição entre confinamentos e processadores por uma oferta limitada.

O rebanho australiano deverá cair para 26,2 milhões de cabeças em 30 de junho de 2016, antes de declinar levemente de novo em 2017, para 25,9 milhões de cabeças. Se isso ocorrer, representará 3,4 milhões de cabeças ou 12%, de queda desde 2013 e se tornará o menor rebanho nacional em 24 anos (1993).

Do lado da demanda, uma dinâmica interessante deverá ocorrer entre a proporção de animais exportados vivos e de animais processados. Tipicamente, a contribuição das exportações de animais vivos é de 9% do total, mas para 2015, isso deverá aumentar para 12%. Essa tendência deverá continuar em 2016, aumentando a competição por gado.

As exportações de carne bovina e de vitelo deverão cair como resultado de uma menor produção, não devido à menor demanda. A previsão para o câmbio da moeda australiana com relação ao dólar americano é positiva, mas as demandas precisam ser equilibradas contra a forte competição do Brasil em muitos mercados, a expectativa de alta produção de carne de frango e suína dos Estados Unidos, maior produção de carne bovina dos Estados Unidos que no ano anterior e os mercados significativamente menores de carne bovina dos Estados Unidos comparado a 12 meses atrás.

No entanto, o balanço do mercado pecuário australiano será bom em 2016, com qualquer chuva a mais de verão somete atuando como catalisador para potenciais aumentos adicionais nos preços do gado. As importantes áreas para monitorar de perto serão as pegadas do Brasil na China, os desenvolvimentos no mercado de carne bovina americano e o quão escassas as ofertas de gado australiano se tornarão várias vezes durante o ano.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.