As exportações de carne bovina dos Estados Unidos à América do Sul estão aumentando bastante nos últimos anos e o Peru é um dos principais motivos desse forte crescimento. Agora, os habitantes do país de 30 milhões de pessoas estão tendo a oportunidade de ver imagens que dão água na boca de seus pratos favoritos pelas ruas do país, estimulando seu apetite, pratos feitos com carne bovina de animais alimentados com grãos de alta qualidade, dos Estados Unidos.
Em uma parceria com a principal importadora e processadora de carnes do Peru, Halema, a Federação de Exportações de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) instalou gráficos coloridos em sete veículos da companhia para servir como outdoors móveis promovendo a carne bovina dos Estados Unidos. O financiamento dessas imagens foi feito através do programa Beef Checkoff.
“Agora, ao invés de um caminhão genérico branco, todos, desde consumidores até chefs, gerentes de serviços alimentícios e varejistas, verão lembretes frequentes sobre o quão bem a carne bovina americana funciona na cozinha peruana, incluindo o cau-cau, prato popular feito com tripas”, disse a representante da USMEF na América do Sul, Jessica Julca.
O Peru é o maior importador de miúdos bovinos na América do Sul, comprando em média 15.400 toneladas anualmente, das quais 30% são obtidas nos Estados Unidos. Tripas, fígados, corações e pulmões são os principais produtos importados.
As exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao Peru aumentaram em 18% em volume e 48% em valor em 2012, para 12.887 toneladas, no valor de US$ 29,7 milhões. Esses totais quase certamente serão ultrapassados em 2013, à medida que as exportações de carne bovina nos primeiros sete meses do ano aumentaram em 47% em volume e em 12% em valor, para 12.141 toneladas, no valor de US$ 21,1 milhões.
Fonte: USMEF, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.