O Workshop BeefPoint Integração Lavoura-Pecuária 2013 trouxe diversos palestrantes para compartilhar estudos e casos de sucesso vivenciados nas diversas regiões do Brasil, frente ao tema abordado.
Nedson Rodrigues Pereira, foi o primeiro palestrante do evento. Nedson é produtor rural, médico veterinário, formado pela UFMS. Foi presidente da associação Novilho Precoce MS de 2006 a 2010. Apresentou o estudo de caso da Fazenda Cachoeirão.
Veja os melhores momentos da palestra:
“Nedson relembra que ao iniciar a atividade de pecuária sentiu muita dificuldade em evoluir, o fluxo de caixa era baixo, por isso resolveu trabalhar com ILP.”
“Com a ILP houve um ganho em produtividade. Um ganho em todos os índices zootécnicos da propriedade.”
“Nedson relembra que na teoria a atividade é mais fácil que na prática.”
“Esta é uma estratégia fantástica, porém requer determinação e persistência.”
“A estratégia final é reformar todas as pastagens da fazenda.”
“Foram cometidos erros no passado que serviram de aprendizado, e hoje com o desenvolvimento da tecnologia não se repetem.”
“Hoje em dia planta-se a soja, é feita a colheita e depois planta-se o capim, planta-se de forma direta e com plantadeira o capim, pois é mais viável que o plantio a lanço ou com niveladora.”
“Nedson relembra durante a palestra as vantagens da Brachiaria Ruzizienses.”
“Os benefícios da ILP são: produção sustentável, aumento da capacidade de suporte; aumento do ganho médio diário; melhoria dos índices zootécnicos; podemos utilizar a palhada; controle de pragas de solo; rotação de culturas; diversificação de receitas; há receita o ano todo.”
“As principais dificuldades são: captação para investimentos (maquinários, adubações, etc.).”
“Precisamos profissionalizar a gestão (planejamento, controle financeiro, flucxo de caixa).”
“É necessário ter conhecimento técnico e comercial da área.”
“Observe se possui perfil e procure assistência técnica pois hoje em dia é caro errar!”