Conheça os cinco novos frigoríficos brasileiros que podem exportar carne de frango para China
17 de novembro de 2013
BRF lança unidade industrial em Abu Dhabi
17 de novembro de 2013

Veja qual é a nova liderança em abate de aves no mundo

Quando se considera o desempenho das companhias em suas diferentes regiões de atuação no mundo, o quadro muda. Então, a também brasileira JBS vira a líder no abate mundial de aves.

A brasileira BRF foi a líder no abate mundial de aves no ano passado, conforme levantamento da revista “Industria Avícola”, uma referência de informações no segmento. Isoladamente, numa lista de 50 companhias, a BRF ficou no primeiro posto com um abate de 1,878 bilhão de aves em 2102, à frente da americana Tyson, nos EUA, com 1,840 bilhão de unidades. Em terceiro vem a também americana Pilgrim’s Corp, que é controlada pela brasileira JBS, cujo abate alcançou 1,721 bilhão de aves, segundo o levantamento. A revista Industria Avícola é publicada pela WattAgnet, rede de informações globais sobre o agribusiness baseada nos EUA.

Apesar de se referirem ao ano passado e por isso correrem o risco de alguma defasagem, os dados são um importante indicador sobre quem devem ser os maiores no abate de aves no mundo neste ano e nos próximos. O ranking da indústria avícola considera as empresas de forma isolada, isto é, levando em conta a operação apenas no país de origem. Quando se considera o desempenho das companhias em suas diferentes regiões de atuação no mundo, contudo, o quadro muda. Então, a também brasileira JBS vira a líder no abate mundial de aves.

Captura de Tela 2013-11-13 às 10.43.12

No ranking das 50 maiores da publicação, a JBS Aves está em 23º lugar, com abate de 275,8 milhões de cabeças em 2012. Mas somando esse número ao abate da Pilgrim’s (EUA e México) e ao da Seara, recém-adquirida da Marfrig, a JBS vira a primeira no mundo, muito à frente de BRF e Tyson (ver quadro). Nesse cenário, a JBS como um todo soma um abate anual de 2,950 bilhões de aves. Assim, a empresa, que tem sua origem no abate de bovinos, torna-se a maior em aves no mundo.

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    JBS já é líder mundial em processamento de carne bovina e de frango. E possui operações significativas de processamento de carne suína e ovina. Da lista de proteínas animais fica fora apenas da industria do pescado. Impressionante. Se ele não tiver nenhuma surpresa no curto prazo e conseguir gerenciar esta mega operação, capturando as sinergias destas operações, especialmente os acessos aos diferentes mercados, pode sim descolar do atual patamar de lucro do setor. Mas não é fácil. É aguardar para ver.