As vendas globais de alimentos e bebidas orgânicas aumentaram em 10%, atingindo o valor de US$ 23 bilhões em 2002, de acordo com um novo estudo feito pelos consultores da indústria Organic Monitor. O maior crescimento foi observado na América do Norte, onde o mercado dos EUA está se expandindo em alta velocidade.
O perfil dos produtos orgânicos se elevou pela implementação do Programa Nacional de Orgânicos, nos EUA. Os alimentos orgânicos se tornaram amplamente disponíveis nos principais estabelecimentos varejistas e a demanda dos consumidores está aumentando.
O mercado da Europa registrou um crescimento de um único dígito em 2002 pela primeira vez em anos. O mercado da Alemanha, o maior da Europa, foi prejudicado por um escândalo alimentício envolvendo carne de frango orgânica e outros mercados estão mostrando um lento crescimento. O maior crescimento ocorreu na Itália e na Suíça, onde a demanda por produtos orgânicos permaneceu alta, segundo a Organic Monitor.
A produção de alimentos orgânicos está aumentando em todo o mundo, com quase 23 milhões de hectares de propriedades agrícolas sendo manejadas organicamente. Os níveis de produção estão aumentando nos países em desenvolvimento em particular onde alguns governos estão estimulando a produção orgânica devido aos benefícios econômicos de suas exportações.
O diretor da Organic Monitor, Amarjit Sahota, disse que é necessário cautela neste caso, já que o potencial de negócios nos mercados de exportação freqüentemente é exagerado.
“As lentas taxas de crescimento de mercados estão fazendo com que o desequilíbrio entre a oferta e a demanda se torne uma característica da indústria global de alimentos orgânicos. Uma série de setores da indústria européia de alimentos orgânicos está sofrendo com a supercapacidade enquanto outras regiões continuam apresentando escassez de produtos”.
O novo estudo mostrou que, apesar de o número de categorias de produtos orgânicos ter aumentado nos últimos anos, os produtos frescos orgânicos continuam dominando. O mercado de frutas e vegetais orgânicos frescos é o maior segmento, estimado em US$ 5 bilhões.
Três regiões geográficas são responsáveis pela maioria do rendimento global com este mercado, sendo a América do Norte a região de maior participação. A formação de blocos comerciais e o aumento da conscientização dos consumidores sobre os produtos orgânicos deverão direcionar o crescimento em outras regiões, mais notavelmente na região central da Europa e na América Latina. Além dos desequilíbrios entre oferta e demanda, alguns dos principais desafios da indústria de alimentos e bebidas orgânicas são a superação de barreiras comerciais e a prevenção de práticas de negócios fraudulentas.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint
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Aí está demonstrada a importância de tornarmos um país, por excelência, pordutor de alimentos orgânicos e ecologicamente corretos. O que mais chama a atenção na notícia é que os Estados Unidos, o maior produtor de grãos transgênicos e de alimentos originados desses OGMs, é também onde mais cresceu a demanda por produtos orgânicos.
Estamos, com isso, nos afastando de um mercado em crescimento, e que a tendência será sempre de aumentar, à medida em que a consciência mundial, cada vez mais, se volte para o consumo de produtos que ofereçam qualidade e segurança alimentar.
Hoje o mercado internacional está comprador para carne verde, para produtos sem defensivos, para produtos orgânicos, para produtos oriundos de criatórios que respeitam a normas de bem estar animal e pagam mais por isso.
Qual a justificativa para perdermos esse mercado, se até no país onde mais se produz trangênicos, os seus consumidores já começam a rechaçá-los?
Ao nosso ver o Governo Brasileiro, deveria sustentar uma bandeira de país livre de transgêncos e estimular a agropecuária orgânica, para cada vez mais nos tornemos competitivos nesse mercado promissor.