No ano passado, as vendas de alimentos à base de plantas no varejo dos Estados Unidos cresceram 6,2% em relação a 2020, para o patamar recorde de US$ 7,4 bilhões. A informação foi divulgada hoje (24/3) por Plant Based Foods Association (PBFA), The Good Food Institute (GFI) e SPINS, companhia de inteligência de mercado de produtos para bem-estar.
As vendas de alimentos plant based cresceram em ritmo três vezes maior do que as vendas totais no varejo de alimentos. O mercado de proteínas convencionais, por sua vez, sofreu com interrupções na cadeia de suprimentos e inflação crescente.
Leite vegetal
As vendas em dólares de leite à base de plantas cresceram 4% em 2021 e 33% nos últimos três anos, atingindo US$ 2,6 bilhões. Já as vendas de leite de origem animal caíram 2% em 2021.
Os leites plant based respondem agora por 16% de todas as vendas de leite no varejo americano. Também conforme o estudo, 42% das famílias compram leite vegetal e 76% dos consumidores de leite à base de plantas compraram o produto várias vezes em 2021.
O leite de amêndoa é o líder da categoria, respondendo por 59% do total comercializado. O leite de aveia teve o maior crescimento dos últimos três anos e, em 2021, representou 17% do mercado.
O sucesso do leite plant based lançou as bases para um grande crescimento em outros produtos lácteos, que atingiram US$ 2,1 bilhões em vendas em 2021.
Categorias como bebidas prontas e os cremes à base de plantas – que agora têm uma participação de 9% de todos os cremes vendidos – experimentaram um rápido crescimento à medida que os consumidores de leite vegetal entraram cada vez mais nessas categorias adjacentes. Em 2021, as vendas em dólar de iogurte plant based cresceram 9%, três vezes a taxa de iogurte convencional, para uma participação de 4,5%. O queijo vegetal cresceu 7%, enquanto o queijo convencional caiu 2%; e sorvetes à base de plantas e sobremesas congeladas cresceram 31% nos últimos dois anos, atingindo US$ 458 milhões.
Carne vegetal
Após um crescimento recorde nos anos anteriores, as vendas em dólares de proteínas plant based em 2021 repetiram o desempenho do ano anterior, com US$ 1,4 bilhão. Mas, no comparativo dos últimos três anos, as vendas americanas aumentaram 74%.
Em 2021, a participação das carnes vegetais foi de 2,7% das vendas totais de carne embalada no varejo dos EUA, ou 1,4% da categoria total de carne (incluindo carne fora da embalagem).
Os hambúrgueres continuam a liderar a categoria de carne à base de plantas como o tipo de produto mais vendido. Ao mesmo tempo, a indústria está respondendo ao desejo do consumidor lançando almôndegas, nuggets análogos ao frango, tenders e costelas.
Ovo vegetal
Os dados também mostram que a categoria de ovos plant based cresceu 42% em 2021 na comparação com o ano anterior. Nos últimos três anos, essas vendas aumentaram mais 1000%.
E com a receita das vendas de ovos convencionais caindo 4% em 2021, os ovos à base de plantas passaram a ter uma participação de quase 0,6% no mercado total, bem acima da fatia de três anos atrás, de 0,05%.
Os dados mostram que 79 milhões de lares americanos, ou 62% do total, estão comprando produtos à base de plantas. Esse é um aumento de 61% na comparação com 2020.
A taxa de recorrência passou de 78% no ano anterior para 79% em 2021. “As gerações ‘millenial’ e Z, que compõem 47% da população e seguirão a aumentar seu poder de compra, têm uma demanda particularmente alta por alimentos à base de plantas”, diz o estudo.
Fonte: Valor Econômico.