A Minerva Foods anunciou os resultados referentes ao segundo trimestre de 2016 (2T16). Entre os destaques, o lucro da companhia antes do Imposto de Renda e Contribuição Social foi de R$ 143,1 milhões; o Retorno sobre Capital Investido (ROIC) atingiu recorde de 29%; o fluxo de caixa decorrente das atividades operacionais foi positivo em R$ 91,8 milhões e de R&$ 1,1 bilhão nos últimos 12 meses (LTM), finalizados em 30/6/16; a alavancagem financeira ao final do 2T16, medida pelo índice dívida líquida/LTM EBITDA, alcançou o menor índice desde 2008, ficando em 2,69 vezes, ou 1,7 vezes inferior à registrada ao final do 2T15; a relação entre a dívida bruta/EBITDA nos últimos 12 meses ficou em 5,23 vezes, o menor patamar dos últimos três anos; e a posição de caixa foi de R$ 2,8 bilhões, duas vezes superior aos vencimentos de curto prazo.
No segundo trimestre deste ano, a receita bruta foi de R$ 2,3 bilhões e, no acumulado dos últimos 12 meses, atingiu novo recorde ao alcançar R$ 10,2 bilhões (15% superior ao mesmo período anterior). A receita líquida do período foi de R$ 2,2 bilhões e a do acumulado dos últimos 12 meses foi de R$ 9,7 bilhões (12,4% superior a igual período anterior). A margem bruta ficou em 20,3%, resultado 2,3 pontos percentuais acima da margem do 2T15.
O EBITDA totalizou R$ 238,5 milhões, 10,2% superior ao do 2T15, sendo que a margem EBITDA atingiu 10,7%; nos últimos 12 meses, o EBITDA atingiu novo recorde ao totalizar R$ 1,1 bilhão, com crescimento de 36,6% em relação ao acumulado de igual período do ano anterior, com margem de 11,4%, também superior ao período anterior.
A empresa também registrou fluxo de caixa livre positivo de R$ 104 milhões. Se adicionarmos o impacto caixa das despesas com hedge cambial, o fluxo de caixa no 2T16 foi negativo em R$ 55 milhões. No acumulado dos últimos 12 meses, incluindo os efeitos do hedge, o fluxo de caixa foi de R$ 443,5 milhões.
As exportações corresponderam a 67% da receita consolidada da companhia no 2T16. Neste período, as vendas da Divisão Carnes cresceram 6,9% no mercado externo em relação ao 2T15 e, no mercado interno, registraram alta de 5,3%, mesmo diante do cenário econômico adverso no Brasil atualmente.
Fonte: Minerva, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.