O Brasil deve exportar 100 mil reprodutores bovinos, caprinos e ovinos para a Venezuela até o final do ano, além de material genético (sêmen e embriões) para melhorar a qualidade do rebanho do país vizinho. O assunto foi tema de reunião na sexta-feira (02/07) em Brasília entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o ministro da Agricultura e Terras da Venezuela, Arnaldo Márquez. Os dois ministros vão assinar protocolo de intenções que viabilizará o acordo nos próximos dias.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, Brasil e Venezuela também vão firmar acordos de cooperação técnica visando o controle de doenças e desenvolver ações que permitam a melhoria do sistema de importação venezuelano de maquinário e produtos agroindustriais, entre outros itens.
Durante a reunião, técnicos do Serviço Sanitário da Venezuela reuniram-se com técnicos do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura para avaliar, entre outros temas, o aperfeiçoamento do modelo de certificado zoossanitário utilizado atualmente na exportação de bovinos destinados à reprodução na Venezuela.
Tadano adiantou que durante encontro dos presidentes dos países da América do Sul, previsto para acontecer em Brasília entre setembro ou outubro, o Brasil deverá apresentar proposta para a criação de um programa de defesa sanitária do continente. A idéia a ser defendida pelo Brasil é de que o governo de cada país aplique num programa nacional e autônomo US$ 0,30 por cabeça de gado criado em seu território. O objetivo será aumentar de forma expressiva os recursos destinados ao combate de doenças como a febre aftosa nos países sul-americanos.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
É maravilhoso vislumbrarmos o êxito de nossa pecuária.
Somente uma produção de 1a linha obtém este número expressivo. Só espero que em 10 anos, eles não tenham tomado nossa posição no mercado mundial de carnes, haja vista a influência do petróleo. Não podemos esquecer, que nossa pecuária, também importou, reproduziu e melhorou significativamente, o que outros criaram.