Venezuela e Cuba importarão carne da Argentina

A Venezuela comprará carnes frescas desossadas e Cuba importará corned beef (carne bovina enlatada) da Argentina, segundo informado pelos serviços sanitários de ambos os países ao Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) argentino. Este é o resultado das ações desenvolvidas de forma conjunta pela Chancelaria argentina e pelo Senasa, com o objetivo de aumentar os mercados aos produtos nacionais.

O Serviço Autônomo de Sanidade Agropecuária (SASA) da Venezuela já outorgou duas permissões sanitárias de importação de carne bovina fresca desossada, de 70 toneladas, e emitiu uma permissão sanitária para a importação de 20 toneladas de cortes congelados.

No ano 2000, a Venezuela importou da Argentina 518 toneladas de carnes frescas, com um valor de US$ 1,105 milhão, e apenas 36 toneladas nos primeiros dois meses de 2001, quando fechou seu mercado devido ao ressurgimento de febre aftosa na Argentina. Desta forma, após se cumprir mais de seis meses sem registro da doença nos rebanhos argentinos, somam 45 os mercados reabertos às carnes deste país desde 1 de fevereiro.

Por outro lado, o serviço sanitário de Cuba comunicou que importará corned beef, carne cozida e enlatada, procedentes da Argentina, após aceitar uma proposta feita pelo Senasa.

O diretor geral do Instituto de Medicina Veterinária de Cuba, Emerio Serrano Ramírez, informou ao presidente do Senasa, Bernardo Cané, a aceitação de seu país da proposta de certificação argentina para adquirir este produto.

Fonte: Senasa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

O capim paraíso….
23 de agosto de 2002
Estoque de vacina é suficiente
27 de agosto de 2002