Foto: Vermont Wagyu
A Vermont Wagyu se tornou a primeira fazenda nos Estados Unidos a comercializar carne bovina com o selo Certified Authentic Wagyu, um novo programa certificado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) e criado pela American Wagyu Association (AWA).
A partir de 8 de setembro, a Vermont Wagyu passou a destacar o novo selo Certified Authentic Wagyu nas embalagens de seu Wagyu 100% Fullblood. Trata-se de um marco para os produtores de Wagyu norte-americanos e para consumidores que buscam carne com certificação acima do padrão Prime.
Enquanto o Japão utiliza o sistema de classificação A5 para medir o marmoreio do Wagyu, os EUA sempre se apoiaram nas categorias mais amplas do USDA — Prime, Choice e Select — até agora. Reconhecendo que o Wagyu americano frequentemente supera os padrões Prime, a AWA começou, em 2019, a defender a criação de um sistema mais refinado. Em 2024, o USDA introduziu uma nova categoria acima do Prime, permitindo que os produtores mostrem a verdadeira qualidade do Wagyu americano.
Sheila Patinkin, criadora de Wagyu em Springfield, Vermont, cria o gado desde 2008. Ela administra um negócio de venda de carne direto ao consumidor, vendendo 80% de seus produtos por e-commerce e fornecendo o restante para hotéis e restaurantes de alto padrão. Patinkin integrou a diretoria da American Wagyu Association desde 2020 e foi presidente em 2023 e 2024.
Patinkin, proprietária da Vermont Wagyu, liderou o comitê da American Wagyu Association responsável pela criação do selo Certified Authentic Wagyu.
“Este programa é fundamental para diferenciar a qualidade excepcional da carne Wagyu americana”, afirma Patinkin. “Ao procurar o selo Certified Authentic Wagyu, consumidores, restaurantes e profissionais de food service agora podem identificar a qualidade da carne com confiança.”
O selo Certified Authentic Wagyu será introduzido gradualmente em toda a linha de produtos da Vermont Wagyu. No momento, apenas os produtos recém-embalados levarão a certificação.
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.