Mercados Futuros – 27/04/07
27 de abril de 2007
Mercado futuro em alta, Esalq/BM&F cotado a R$ 55,35/@
3 de maio de 2007

Vicenzo Caporale: controle de doenças é essencial

O presidente da Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Vicenzo Caporale, aproveitou o Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, para ressaltar que o controle de doenças é um benefício para todo mundo e só é possível com efetiva cooperação internacional. "As doenças não podem ser exploradas como barreiras não-tarifárias ao comércio", defendeu Caporale.

O presidente da Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Vicenzo Caporale, aproveitou o Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, para ressaltar que o controle de doenças é um benefício para todo mundo e só é possível com efetiva cooperação internacional. “As doenças não podem ser exploradas como barreiras não-tarifárias ao comércio”, defendeu Caporale.

Para o especialista, o tripé que sustenta a sanidade em qualquer lugar do mundo é formado pelo bem-estar animal, a saúde animal e o alimento seguro. “Esses fatores estão interconectados e não podem ser tratados isoladamente. Muitas vezes, no Brasil, só se pensa na vacinação, desconsiderando os outros itens que são fundamentais”, alertou.

Segundo ele, entre as ferramentas de controle, que precisam ser coordenadas, estão a integração entre o setor privado e o governo, a melhora na interação entre os serviços veterinários e o serviço público de saúde animal, a definição de zonas de monitoramento, a identificação animal e as vacinações. “Não são necessárias novas tecnologias para erradicar a aftosa, pois as medidas e ferramentas de controle que já existentes são eficientes. Na verdade, é preciso usá-las de forma correta”, apontou. As informações são da CNA.

Os comentários estão encerrados.