O governo do Vietnã reabriu seu mercado à carne bovina dos Estados Unidos. O Vietnã tinha fechado seu mercado em 2003, após o registro de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, em uma vaca leiteira no Estado de Washington.
A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), localizada em Denver, Colorado, disse que apesar de o Vietnã ser um mercado pequeno para carne bovina dos EUA – aproximadamente 22 toneladas em 2002 e 16 toneladas em 2003 – o país foi um dos primeiros da Ásia a reabrir seu mercado à carne bovina dos EUA.
Para marcar esta medida, a USMEF organizou o evento “Celebre Tet (Ano Novo Lunar) com Carne Bovina dos EUA”, em Ho Chi Minh, em 24 de fevereiro, para dar o pontapé inicial no retorno da carne bovina dos EUA a esta nação no sudeste asiático. Mais de 50 exportadores de carne bovina dos EUA, importadores vietnamitas, varejistas, donos de restaurantes e oficiais do Vietnã participaram da celebração.
Representantes do governo dos EUA disseram que essa reabertura de mercado lançará uma nova era no comércio dos EUA. Desde que o novo governo foi eleito em 2001, as autoridades do Vietnã agiram para implementar reformas estruturais necessárias para modernizar a economia e produzir indústrias mais competitivas. O Vietnã é há 10 anos membro da Associação das Nações do Sudeste da Ásia, uma associação regional de livre comércio e está em processo para se unir à Organização Mundial do Comércio (OMC).
A cidade de Ho Chi Minh é um ponto de rápido crescimento econômico da economia emergente do Vietnã, sendo responsável por 60% do PIB do país em 2004. A expansão de suas rendas e o gosto de sua população pela cozinha internacional torna a cidade um mercado potencial para produtos de alta qualidade de carne bovina dos EUA, de acordo com a USMEF.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint