Mercado Físico da Vaca – 26/05/10
26 de maio de 2010
Mercados Futuros – 27/05/10
28 de maio de 2010

Visão de futuro, oportunidades e dificuldades das associações de pecuaristas (slides e artigo)

Miguel Cavalcanti, coordenador do BeefPoint fala sobre a importância das associações de pecuaristas, como sendo a principal estratégia, fora da porteira, para o aumento da lucratividade dos pecuaristas. Os benefícios e as dificuldades das associações podem ser discutidos e a troca de informações permite o aprendizado sem que o mesmo erro seja cometido. A formação de associações é uma tendência para aqueles que desejam aumentar o poder de barganha, aumentar a representatividade e agregar valor ao seu produto.

As associações, em geral, quando resolvem dar início aos seus trabalhos se defrontam com críticas de pessoas que duvidam da capacidade e da funcionalidade dessas iniciativas, considerando-as perda de tempo. Isso é muito comum acontecer quando surgem iniciativas inovadoras, diferentes e que vão contra o lugar-comum. Porém, a diferença das pessoas que inovam é que elas fazem aquilo que acreditam, mesmo ouvindo tantas criticas e posições contrárias.

O objetivo da realização do Workshop de Associações de Pecuaristas foi o de reunir o grupo de associações pioneiras, para que todos possam trocar experiências e aumentar a velocidade de crescimento, observando os acertos e erros de cada uma. Ao aprender com os erros dos outros, tem-se menos repetição de erro sem precisar errar também. Além disso, esse encontro propiciou a oportunidade de divulgar o trabalho das associações e atrair mais pessoas que se identifiquem com os objetivos de cada uma.

A formação de associações é a principal estratégia, fora da porteira, para aumento da lucratividade do pecuarista, pois elas geram muitos benefícios aos seus associados.

Quando se trabalha em grupo, aumenta-se o poder de barganha, seja para comprar ou para vender, facilitando o acesso aos diretores de empresas, às diferentes formas de negociações, e aos serviços extras que algumas empresas só oferecem aos grandes clientes.

Outro benefício das associações é a liderança setorial, pois o grupo passa a ter representatividade, a ser ouvido, influenciando em políticas públicas, em decisões e em negociações.

Por último, mas não menos importante, o trabalho das associações pode agregar valor ao produto, seja através da criação de uma marca, de um selo, de uma certificação.

Porém, existem alguns desafios que se acredita que as associações terão daqui para frente. O primeiro deles é a governança, ou seja, como será a administração da associação e como ela será conduzida.

Manter o foco e ter objetivos claros do que se quer conquistar, também é um desafio, visto que quanto maior o número de objetivos, menor o avanço, pois os esforços serão divididos.

Outro ponto fundamental é manter a transparência, através da apresentação de resultados, da prestação de contas e da eficiência do uso dos recursos disponíveis. Isso passa segurança e confiança às pessoas, atraindo mais associados.

A gestão da associação, e de que forma ela será conduzida, também será um grande desafio, principalmente eficiência para enfrentar a escassez de recursos que a maioria apresenta.

Lições de como obter alto resultado sem fins lucrativos podem ser extraídas do livro de John Wood, um ex-executivo da Microsoft, que após uma viagem pela Ásia resolveu sair da empresa e montar uma ONG que estimula a construção de escolas e bibliotecas, em regiões muito pobres, para que as pessoas carentes possam ter a oportunidade de aprender a ler e estudar, assim como ele teve nos EUA.

No livro, ele compara o que ele aprendeu na Microsoft e pode utilizar em uma instituição sem fins lucrativos. Assim, uma entidade eficiente é aquela que consegue gastar o mínimo possível em custos administrativos e o máximo possível em coisas que efetivamente trazem resultados para o objetivo central da entidade.

Outro fator, que está ligado à gestão, é a competência do executivo contratado para administrar a entidade, que, sendo cada vez mais profissionalizada, necessitará da dedicação de um profissional exclusivo e em tempo integral.

Um dos lemas utilizados pela Microsft e que pode ser utilizado em qualquer instituição é o “Go Big or Go Home”, ou seja, pense grande – mesmo sendo pequeno e tendo poucos recursos – ou volte para casa. “Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”.

A troca de experiência entre as associações é muito importante para que todas possam conhecer o trabalho de cada uma, quais os maiores sucessos obtidos e quais são as maiores dificuldades. Assim é possível aprender com o erro dos outros, sem precisar erra também.

Além disso, cada uma tem um perfil ideal dos associados que deseja ter, considerando a postura e as atitudes da pessoa e não só a quantidade, mas sim a qualidade dos associados. Qual o perfil ideal das pessoas que vocês querem que estejam junto com vocês?

A principal questão que qualquer associação precisa trabalhar para responder é: Qual o valor real agregado aos seus associados? Ou seja, o que se ganha sendo associado? As respostas são diferentes para cada associação, podendo ser um melhor preço de venda do produto, a compra de insumos mais baratos, a criação de marcas, diferenciando o produto ou a capacidade de influenciar nos assuntos políticos de interesse.

A reunião de várias entidades que tem o mesmo objetivo central, que sonham e pensam grande, pode ser inspirada pela máxima “Você é o único responsável por realizar seus sonhos”. As associações estão assumindo essa responsabilidade de realizar seus objetivos.

Esse artigo é baseado na palestra Visão de futuro, oportunidades e dificuldades das associações de pecuaristas, apresentada por Miguel da Rocha Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, no Workshop BeefPoint Associações de Pecuaristas , realizado pela AgriPoint em 21 de maio 2010.

Compre o conjunto de DVDs com todas as palestras
O evento aconteceu em 21 de maio e foi um grande sucesso. Todas as palestras foram gravadas. Aproveite e encomende o box com os DVDs contendo o vídeo de todas as palestras, na íntegra. Clique aqui para saber mais.

Os comentários estão encerrados.