Exportações de frango in natura crescem 12% em março
4 de abril de 2006
Circuito Boi Verde completa 3 etapas em março
6 de abril de 2006

Visita de ministro russo pode não mudar quadro de embargo

Sem veterinários na delegação que visita o Brasil, o Mapa avalia que a presença do primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Fradkov, não deve resolver a questão do embargo russo às carnes de outros estados brasileiros, além do RS.

“Não mantivemos nenhum contato em nível técnico com os russos depois da suspensão do embargo ao Rio Grande do Sul. Aliás, ainda nem recebemos oficialmente a decisão”, disse o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Jorge Caetano. “Uma ampliação da suspensão do embargo pode beneficiar primeiro a Santa Catarina, por causa do status de área livre de aftosa sem vacinação. Mas não temos nenhum sinal sobre isso”, avaliou.

Segundo a Dow Jones Newswires, o governo russo está sob pressão para relaxar o embargo à importação de carnes do Brasil em função da alta dos preços domésticos do produto. Com a decisão da Argentina de suspender as exportações de carne bovina por seis meses e o embargo ao Brasil, a Rússia está praticamente sem fontes de fornecimento do produto.

Uma fonte do ministério da Agricultura russo disse que uma solução seria permitir a importação de carne de estados brasileiros onde a doença não foi registrada, informou o Valor.

Os comentários estão encerrados.