Produtores de Vitelo do Pantanal (Vitpan), em Mato Grosso do Sul, negociaram esta semana 61 animais, com peso médio de 230 quilos cada, a preços que chegaram a R$ 733 por cabeça, mais do que o dobro da cotação de um bezerro macho. Os animais fazem parte do primeiro lote de Vitpan, produto que entra no mercado em 2003 com selo dos associados ao Parque Natural do Pantanal, unidade de conservação criada recentemente pelo governo de MS e que recebe 5% de cada vitelo negociado para preservação e conservação.
O negócio feito com a indústria paulista Martins & Campo especializada em cortes especiais de carnes, animou os pantaneiros e os pesquisadores e cria uma expectativa muito grande quanto à garantia de sucesso de um produto nobre que chega para fortalecer a pecuária do Pantanal. Com um pedido de mais 60 animais pela mesma indústria, os produtores não pensam em ampliar o número de compradores porque ainda não têm estrutura para atendê-los. Mas estudos indicam que o Parque Natural do Pantanal tem potencial para ofertar 450 mil animais/ano ou 14,5 toneladas de carcaça.
Os vitelos comercializados alcançaram peso acima da média prevista, de 180 quilos. Vinte bezerros (12 machos e oito fêmeas) pesaram em média 271,5 quilos e foram vendidos a R$ 2,70 o quilo vivo.
Fonte: Diário de Cuiabá, adaptado por Equipe BeefPoint