Este é um trecho do Módulo 1 do curso Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne, que é instruído pelo engenheiro agrônomo formado pela PUC-RS e sócio gerente da Assessoria Agropecuária Marcon, Felimar Marcon, e pelo engenheiro agrônomo e M.Sc. em Produção Vegetal, Gustavo Móglia Dutra, também sócio da Assessoria Agropecuária Marcon.
5 “S” ou Sensos são 5 princípios que em japonês querem dizer:
Estes cinco princípios, que podem ser utilizados como ferramentas de qualidade, tem como objetivo principal:
– melhorar a qualidade dos procedimentos de produção,
– transformar o ambiente da empresa e a atitude dos funcionários,
– aumentar a produtividade da instituição,
– diminuir desperdícios,
– reduzir custos.
1. Descarte
Livre-se do que é inútil em sua volta e em todos os outros locais da empresa.
2. Organização
Quem se organiza vive e trabalha melhor.
3. Limpeza
Trabalhar num ambiente limpo é um direito e uma obrigação de todos.
Além disso, o momento da limpeza é a melhor oportunidade para inspecionar equipamentos (se apresentam danos, variações e alterações) e as condições de conservação das instalações, se precisam de reparos e consertos.
4. Saúde
Com a saúde todo cuidado é pouco. Da mesma forma é preciso zelar pela segurança no local de trabalho.
5. Disciplina
Ordem mantida é mais que atenção permanente ao Descarte, Organização, Limpeza e Higiene: coisas que devemos aperfeiçoar sempre.
Ordem mantida quer dizer também o cumprimento fiel das responsabilidades que cada um tem com a empresa e dos compromissos que a empresa tem com o cliente.
Para mudar e levar excelência a sua produção é preciso:
1. Combater os desperdícios: só o que desperdiçamos de alimentos daria para alimentar cerca de 30 milhões de brasileiros que passam fome.
2. Trabalhar com mais saúde e segurança: o Brasil é recordista mundial em acidentes de trabalho.
3. Viver melhor em um ambiente limpo e organizado: está provado que produzimos mais e com menor desgaste em um ambiente assim.
4. Desperdícios geram preços altos: o que desperdiçamos na empresa contribui para tornar nossa vida mais cara.
Este é um pequeno trecho do módulo 1 do curso online Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne.
Instruído pelo engenheiro agrônomo, formado pela PUC-RS, e sócio gerente da Assessoria Agropecuária Marcon, Felimar Marcon, e pelo engenheiro agrônomo e M.Sc. em Produção Vegetal, Gustavo Móglia Dutra, também sócio da Assessoria Agropecuária Marcon. Conheça a programação deste curso online que comecerá no dia 14 de outubro e participe! Para saber mais detalhes sobre este curso acesse a página Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne e inscreva-se agora mesmo! |
0 Comments
Muito Bom
Adorei.
Muito boa esta iniciativa, mas espero que o “BeefPoint”, continue aprofundando este assunto.
Parabéns.
Boa ideía, sou estudante do curso de Gestão de Tecnologia de Agronegócios pela UEMG e num de nossos trabalhos sugerimos a implantação do progama 5S na propriedade.
Bom dia, parabenizo a equipe BeefPoint por publicarem notícias que agregam o conhecimento de quem busca melhorar o seu trabalho. A propriedade rural é uma atividade comercial como qualquer outra, portanto o investidor ainda não descobriu que o seu negócio possa lhe dar prejuízo, é preciso conhecer ou buscar assessoria onde vão lhe dar suporte para poder trabalhar com lucro e ganhando dinheiro em curto espaço de tempo.
Muito bom este artigo, nos dá não só a oportunidade de melhorar o ambiente de trabalho, mas também de melhorar o entrosamento do pessoal, pois no momento que a gente sai do estresse do trabalho rotineiro e se junta para fazer uma fachina nas instalações parece que todos se libertam e se sentem mais a vontade e adotando este procedimento acredito que o relacionamento interpessoal vai ficar ainda melhor.
Muito bom.