Depois de uma longa negociação, finalmente o negócio foi fechado. O Wal-Mart acertou a compra do Bompreço, maior rede de supermercados do Nordeste e terceira maior do País, que era controlada pelo grupo holandês Royal Ahold. O anúncio oficial da compra, estimada em US$ 300 milhões, será feito logo após o Carnaval. Além de assumir as 118 lojas do Bompreço, os americanos devem levar metade das 32 unidades do G. Barbosa.
Com a transação, o Wal-Mart passa do 6o para o 3oo lugar no ranking de supermercados, barra o avanço dos rivais no Nordeste e finalmente mostra apetite pelo mercado local.
A maior varejista do mundo passou uma década patinando no Brasil. Tinha apenas 25 lojas e seu faturamento não passava de R$ 2 bilhões – Pão de Açúcar e Carrefour vendem mais de R$ 10 bilhões. Agora, com 143 lojas e receitas de R$ 5 bilhões, a companhia começa a dar sinais de que pretende repetir aqui a fórmula que a transformou na maior potência do varejo: investimentos agressivos, salários baixos (60% menores que os da concorrência) e linha dura com fornecedores para poder colocar nas gôndolas preços 15% menores que a média do mercado.
Fonte: Gouvêa de Souza & MD e Boletim varejo Século 21, adaptado por Equipe BeefPoint