A rede Walmart de supermercados lançou o programa "Qualidade Selecionada, Origem Garantida", que permitirá ao cliente acompanhar, pelo site da empresa, toda a cadeia produtiva de carnes e hortifrutigranjeiros.
A rede Walmart de supermercados lançou o programa “Qualidade Selecionada, Origem Garantida”, que permitirá ao cliente acompanhar, pelo site da empresa, toda a cadeia produtiva de carnes e hortifrutigranjeiros.
Durante o Fórum de Varejo, em São Paulo, o presidente do Walmart Brasil, Héctor Núñez, explicou que as informações estarão contidas em um código de barras. O primeiro item do programa é a carne da marca própria “Campeiro”, que tem seis cortes diferentes. Os produtos serão comercializados inicialmente nas lojas de São Paulo e devem chegar a outros estados em setembro. “A carne é o primeiro item, mas, até o final deste ano, os hortifrutigranjeiros deverão ingressar no programa.”
As informações são do Correio do Povo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Esse e um grande passo para a Rastreabilidade.
Tudo isso é muito bom para o consumidor.
As grandes redes do varejo estão investindo em rastreabilidade, pelo menos no que se refere à propaganda…
O que me deixa muito curioso é saber se de fato o sistema funciona, como são seus controles e garantias de qualidade e como pode ser auditado.
O que mais temos no mercado é gente vendendo “gato por lebre”.
Certamente um avanço, mas muito longe ainda da transperência desejada.
O que vi foram informações muito restritas da unidade de abate e da última propriedade. E nada específico sobre o animal que originou o corte ofertado.
Não basta informar o nome da última propriedade. Apenas isto não diz nada relevante para o consumidor.
E o animal que originou o corte em questão pode ter sido adquirido de outra propriedade.
Vamos lembrar que nos EUA a carne é classificada (Choice, Prime…), e ainda existem algumas fazendas com marca própria de Aberdeen Angus, por exemplo. Isso sim dá garantia de qualidade!
A exemplo de tantas coisas neste país, tudo parece ser figura de marketing p/ vender mais. Aliás, quem faz compra em um SuperCenter do WalMart na cidade grande não está preocupado com procedência, mas apenas com preço baixo.
Tomara que seja sério.
muito bom.
este é o proximo passo, passar informaçoes sobre o animal que originou esta carne.
tenho certeza que este momento está bem proximo.
E a brangus é a soluçao para isto, pois temos um enorme rebanho com uma enorme qualidade comprovada de carne e uma comporvada superioridade em desempenho animal.
brangus é a opçao para este proximo passo.
estamos no caminho certo.
Muito importante esta rastrebilidade, mas espero que o produtor seja remunerado por esta qualidade e garantia de origem pela a industria e varejo, pois este mes ja vendi boi sisbovi por preço de boi comum, a cadeia esta cada vez mais exigente mas como qualidade tem custo maior o produtor que faz o processo mais longo que pode durar de 3 a 4 anos desde fertilização da vaca até o abate, não pode e não deve ser o unico a não ser melhor remunerado dentro da cadeia.
tambem ja produzo novilho rubia galega em parceria com o grupo pão de açucar a 3 anos e esta indo muito bem.
outro fator que tem que avançar na cadeia é a garantia de recebimento, pois o pecuarista continua vendendo boi sem garantia real de recebimento. hoje tem uma ferramenta muito importante que seria boi na bolsa com recebimento antecipado de 90% do valor da operaçao, porem para isto funcionar, teria que o pecuarista em um percentual acima de 70% operar pela bolsa, enfim para isto acontecer só bastaria o pecuarista mudar de atitude com custo zero para ele!!!