Qual a razão de a avicultura e a suinocultura conseguirem encontrar a solução para sua cadeia produtiva e nós não conseguirmos? Precisamos debater o assunto.
O leitor do BeefPoint Walterlan Rodrigues, enviou um comentário ao artigo “Alianças mercadológicas do produtor ao varejista (artigo)“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Iniciei minhas atividades na pecuária no ano de 1981, quando então não entendia patavina do assunto. Mas como estava iniciando optei por trabalhar só na engorda de fêmeas, pois na época era mais fácil e mais barato comprar fêmeas do que macho e o diferencial de preço na hora do abate era muito pequeno.
Como sobravam fêmeas eu conseguia fazer uma boa reposição e girava mais rapidamente com meu estoque. De repente ficou dificil a reposição e eu decidi partir para a cria.
A primeira dificuldade que enfrentei foi que as fêmeas que eu engordava deixaram de ser capital de giro e se transformaram em imobilizado (máquina de produzir bezerros), pois deveriam ficar 18 meses ocupadas entre a cobertura e a desmama.
Quando comecei a entourar fiquei sabendo que meu vizinho estava matando novilhas prenhas, pois estava sem capital de giro, imediatamente o procurei e propuz uma troca com ele, minhas novilhas gordas ou quase gordas pelas suas novilhas prenhas, com isto eu adiantaria alguns meses para atingir meu objetivo.
Logo em seguida outro amigo sabedor do nosso negócio me procurou e propos a entrega de suas novilhas prenhes para serem pagas em bezerros. caso contrário teria de matar novilhas enxertadas.
Este é um pequeno exemplo do que vem ocorrendo com nossa pecuária e não aparece nenhuma solução para resolver este tipo de problema.
Qual a razão de a avicultura e a suinocultura conseguirem encontrar a solução para sua cadeia produtiva e nós não conseguirmos?
Somos menos capazes?
Temos menos capital?
Não somos unidos?
Não nos comunicamos?
Precisamos debater o assunto. O artigo do Nedson é muito oportuno. Acho que o BeefPoint deveria abrir um debate a respeito do assunto para que tenhamos uma visão melhor de nossa atividade e quiça surja uma luz no fim deste túnel e que não seja a luz de um trem, caso contrário vamos continuar nesta choradeira.”
Com objetivo de discutir, divulgar, explicar e acelerar a adoção de tecnologias que permitam produzir: mais bezerros, melhores bezerros (genética) e bezerros mais pesados de forma economicamente viável, com o mesmo número de vacas. O BeefPoint realizará no dia 22 de outubro de 2009, em São Paulo, o Workshop BeefPoint Pecuária de Cria. O evento será realizado no Centro Imigrantes.
0 Comments
Prezado Walterlan.
Quanto ao artigo descrito, acredito que uma alternativa, de fundamental importancia para o setor, seja a profissionalização do mesmo. Tecnologias existem, as informações estão disponiveis, por que não fazer o uso ?
Pergunto: será necessario o pecuarista chegar no ” fundo do poço “, para decidir por mudanças.
Se compararmos com a agricultura, veremos uma grande disparidade no uso de tecnologias. Fica uma sugestão: União do setor e mais valorização dos tecnicos envolvidos.