Forest Footprint Disclosure (FFD) é um projeto do Programa Global Canopy (BPC), iniciado em 2008 e que tem como objetivo envolver o setor privado na divulgação e compreensão da "pegada florestal" de suas operações.
Forest Footprint Disclosure (FFD) é um projeto do Programa Global Canopy (BPC), iniciado em 2008 e que tem como objetivo envolver o setor privado na divulgação e compreensão da “pegada florestal” de suas operações e/ou cadeias de abastecimento, com base na exposição a cinco principais commodities com potencial de origem em terras desmatadas – soja, óleo de palma, madeira, produtos de gado e biocombustíveis. O FFD vai além da simples divulgação e funciona como um catalisador para que investidores realmente se envolvam sobre esta questão em seus portfólios.
Em 2012, o FFD classificou o Grupo Marfrig como Líder do Setor de Alimentos Embalados e Carnes pelas melhores práticas em gestão de riscos ambientais. O estudo avaliou o impacto florestal das operações de 100 grandes corporações em todo o mundo e baseou-se na utilização de cinco commodities: gado, soja, biocombustível, óleo de palma e madeira.
No Relatório Anual 2011 da FFD, as empresas Nestlé e Unilever foram apontadas como as líderes do setor. Neste ano, embora atuem em segmentos distintos, o Grupo Marfrig e a Unilever conquistaram a liderança na categoria criada pela FFD. As empresas líderes que compõem o Relatório Anual 2012 da FFD tem um compromisso em comum: a inovação contínua, viabilizando a perenidade dos negócios e favorecendo a conservação do meio ambiente.
Veja o relatório completo: