Caroço de algodão e reclamações sobre qualidade da carne – qual o limite?
4 de janeiro de 2013
Juliano Severo Leon: precisamos apertar mais nossa seleção
4 de janeiro de 2013

José Roberto Pires Weber comenta polêmica do sêmen importado Angus

Leia o comentário na íntegra, de José Roberto Pires Weber, sobre o debate em relação ao semen importado e nacional Angus.

Leia o comentário na íntegra, de José Roberto Pires Weber, sobre o debate em relação ao semen importado e nacional Angus.

Caros debatedores:

Não tenho nenhuma ressalva a fazer quanto ao uso de sêmen de touros estrangeiros, pois entendo que cada criador deve optar pelo que entende mais adequado ao seu sistema de criação ou aos seus critérios de seleção.

Particularmente utilizo material genético americano e argentino e, em menor escala, brasileiro de touros próprios ou de terceiros. Porém, como Vice-Presidente da Angus, questionado por jornalista sobre o pouco uso de material nacional em relação ao total de sêmen vendido, referi que o produtor acaba ficando “refém” da bateria de touros mais comentada e melhor avaliada, que é a estrangeira, por óbvias razões, inclusive pelos resultados de exposições, abandonando os touros nacionais com avaliações menos consistentes, com menor acurácia.

Referi também que não haveria, no meu modesto entendimento, quantidade de sêmen nacional para suportar a demanda em percentual maior até porque após a venda da Central Bela Vista, a capacidade de coleta por particulares tinha ficado mais restrita.

De qualquer sorte, e considerando que o MAPA está vigilante à respeito da importação de material genético, não vejo razões para a Angus posicionar-se sobre o tema.

Tomei conhecimento até agora da opinião individual de criadores que, como tal, devem ser respeitadas.

Talvez uma maior utilização de material genético nacional passe por um incremento na avaliação dos touros brasileiros e, quem sabe, por uma maior aposta das centrais nos touros nacionais ainda que, sublinho, a opção final seja sempre do criador.

Esclareço, finalmente, para evitar quaisquer problemas e outros questionamentos, que esta manifestação é pessoal, de um criador de Angus, nada tendo a ver com eventual posição da nossa entidade.

Leia o artigo original e todos os comentário em: Angus: polêmica sobre controle de sêmen importado.

Os comentários estão encerrados.