Os lanches tinham uma má reputação e isso está mudando. Esse estudo foi o primeiro a avaliar como os lanches contribuem para a qualidade geral das dietas das pessoas.
O consumo de pequenas refeições ou lanches pode estar associado com uma dieta mais densa em nutrientes, de acordo com pesquisadores da Universidade Auburn e da Universidade de Pequim. O estudo, publicado em fevereiro de 2012 no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, descobriu que escores de frutas, grãos integrais, óleos, sódio e leite foram todos positivamente associados com os lanches.
Poucos estudos avaliaram o papel dos lanches na qualidade geral da dieta e a literatura anterior somente focou na contribuição dessas pequenas refeições às ingestões diárias de nutrientes individuais. Os lanches tinham uma má reputação e isso está mudando. Esse estudo foi o primeiro a avaliar como os lanches contribuem para a qualidade geral das dietas das pessoas. Nesse estudo, o lanche não foi associado com uma qualidade pior da dieta em geral e contribuiu para uma dieta levemente mais densa em nutrientes. O estudo reportou que “uma importante descoberta é que as pessoas que comem lanches têm dietas mais saudáveis”.
O American Journal of Clinical Nutrition reportou uma pesquisa que acompanhou 30 mil homens durante um período de dezesseis anos e descobriu que aqueles que comiam somente duas refeições por dia tinham um risco maior de diabetes tipo 2.
Previmos que em 2013 terá um padrão de consumo de porções menores e mais frequentes que reduz o tamanho médio das porções e aumenta sua variedade. Liderada pela geração Millenials, que anseia cardápios flexíveis com muitas opções de aperitivos e pratos pequenos, a busca por ocasiões para lanchar aumentará durante o dia.
Atualmente, pouco mais da metade dos americanos fazem lanches 2 a 3 vezes por dia; à medida que o horário de trabalho se torna mais agitado e mais flexível, essas mini refeições aumentarão em todas as gerações. Além disso, hispânicos, a população de crescimento mais rápido e que deverá representar 30,2% do total da população dos Estados Unidos em 2050, são mais propensos do que os não hispânicos a incorporar lanches durante o dia – por uma margem de 23% a 15%. Eles também são mais propensos a consumir lanches enquanto estão no trabalho.
De acordo com o NPD Group, o lanche matinal “mostrou o maior crescimento de qualquer ocasião de consumo na última década”. Os lanches matinais aumentaram por pessoa nesse período e os lanches mais frequentes também podem reforçar a necessidade de reduzir o tamanho das porções em todas as refeições, bem como os ataques de fome.
O artigo abaixo é de Phil Lempert, editor chefe do Supermarketguru, e as 10 tendências serão publicadas separadas.
Leia as primeiras partes do artigo:
Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 – Introdução
EUA desperdiça 40% de todo alimento do país – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #1
Consumo de proteína alternativa deve aumentar – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #4