Mais refeições com porções menores é mais saudável – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #2
5 de fevereiro de 2013
Ampulheta na embalagem informa validade da carne
5 de fevereiro de 2013

China: carne bovina em alta e lucratividade para o setor produtivo mesmo com importação crescente

Entretanto, a produção de larga escala está apresentando certa expansão. Novos investimentos estão sendo feitos em operações com um modelo verticalmente integrado, que, na maioria dos casos, cobre cria, engorda, produção de alimentos animais, abates e até mesmo foodservice.

Na China, a situação de oferta escassa continuou no terceiro trimestre de 2012, resultando em preços da carne bovina bem maiores (21% a mais) (Figura 7). À medida que o inverno é a estação alta para o consumo de carne bovina, os preços deverão aumentar mais no primeiro trimestre de 2013.

A lucratividade da produção melhorou com os maiores preços. A margem média bruta nas principais áreas de produção alcançaram US$ 230 por cabeça em outubro/novembro/12, 40% a mais que no segundo trimestre. A lucratividade dos abates melhorou a um ritmo levemente mais lento, alcançando US$ 100 por cabeça, quase 40% a mais durante o mesmo período.

A lucratividade para os segmentos atacadista e varejista permaneceu estável. Apesar da melhora na lucratividade, os produtores estão demonstrando menos entusiasmo em expandir seus rebanhos. Investimentos iniciais altos, ciclos longos de produção e riscos de doenças estão inibindo os investimentos na indústria.

Além disso, melhores oportunidades de empregos e renda em outros lugares estão reduzindo a disponibilidade de mão de obra, especialmente para pequenos produtores. Com a ausência de investimentos, o Rabobank espera que a situação de oferta escassa de gado continue, mantendo os altos preços durante 2013.

Entretanto, a produção de larga escala está apresentando certa expansão. Novos investimentos estão sendo feitos em operações com um modelo verticalmente integrado, que, na maioria dos casos, cobre cria, engorda, produção de alimentos animais, abates e até mesmo foodservice.

Por exemplo, o Dalian Snow Dragon Beef Co., Ltd. anunciou no começo de novembro que decidiu fazer um novo investimento na Província de Shandong, onde estabeleceria fazendas de demonstração com capacidade de produção de 10.000 cabeças no total. O produto teria como alvo mercados de alta qualidade. Considerando a forte demanda por carne bovina de qualidade na China, a tendência de expansão da produção de larga escala provavelmente continuará nos próximos anos.

As importações pela China de carne bovina congelada e fresca/resfriada aumentaram bastante no terceiro trimestre, chegando a 190% com relação ao segundo trimestre. As importações totais nos primeiros três trimestres de 2012 aumentaram em 66% comparado com o mesmo período de 2011.

Os principais fornecedores incluem Austrália, Uruguai, Nova Zelândia e Brasil. Os envios do Brasil aumentaram bastante no terceiro trimestre. Isso é provavelmente devido à desvalorização do Real e à melhora da situação da oferta no mercado brasileiro.

A Austrália continua sendo o único fornecedor de carne bovina fresca e resfriada. As carnes importadas são principalmente distribuídas através de comerciantes e atacadistas e acabam fluindo para restaurantes e hotéis de alta qualidade em Pequim e Xangai.

Fonte: Rabobank, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress