No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre/RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.
Conheça Licio Isfer, finalista na categoria Produtor Pioneiro – nossa homenagem a quem começou a pecuária.
Licio Isfer, formado em engenharia civil, é pecuarista há 35 anos no município de Palmeira/PR, região conhecida como Campos Gerais, onde cria animais da raça Caracu há 30 anos.
BeefPoint: O que você implementou de diferente na pecuária do Sul do Brasil, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?
Licio Isfer: Contamos com o auxílio da Embrapa gado de corte/ Sertãozinho, Embrapa / Bagé. Bem como o IZ / Sertãozinho e IAPAR / Ponta Grossa, para adequar o Caracu a grande demanda por genética europeia e produtora de carne gourmet.
BeefPoint: Quais as maiores mudanças, em sua opinião, quando comparamos a pecuária atual do Sul do país, há 10-20 anos? Quais foram os maiores avanços?
Licio Isfer: A pecuária do Sul recebe uma gama extraordinária de conhecimento e os aplica dentro dos limites, principalmente de área, já que as propriedades do Sul do Brasil são muito pequenas comparativamente as propriedades do Norte.
BeefPoint: O que te traz mais resultados?
Licio Isfer: Precisamos urgentemente de órgãos de pesquisa com trabalhos que atendam a nossa realidade.
No momento, onde é possível fazer agricultura ela é mais rentável. As fazendas, se tiverem área acima de 300 ha permitem entre duas ou três atividades, pecuária, agricultura e outra. O que permite uma diversificação de renda, muito interessante.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Licio Isfer: Deveria ter começado minha atividade com subdivisão de pastagens, algo parecido com o sistema Voisin. Somente utilizamos nos últimos anos com uma carência muito grande de conhecimento na área de forrageiras adequadas ao sistema.
BeefPoint: O que você considera mais importante na pecuária do Sul do Brasil?
Licio Isfer: A grande reserva da pecuária no Sul chama-se, gado europeu, seja continental ou britânico, principalmente no Paraná onde temos um regime de chuvas fantástico.
BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária do Sul do Brasil hoje?
Licio Isfer: A grande importância da pecuária do Sul chama-se: condições para produzir carnes especiais. Assim, precisamos urgentemente de entidades de pesquisas que atendam esse desejo.
BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?
Licio Isfer: Pretendemos em 2014 aprimorar o uso de subdivisões de pastagens com gramíneas e leguminosas adequadas às nossas condições.
BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014? E por quê?
Licio Isfer: A grande demanda no Sul, já que nossas propriedades são pequenas, é formar grupos que possam atender determinados mercados consumidores.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Licio Isfer: Exemplo completo temos muito poucos, somente parciais – uso de genética europeia, conhecimento de forrageiras adequadas, manejo correto. Precisamos formar modelos que contemplem essas três necessidades.
BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Licio Isfer: Para envolver os jovens na atividade precisamos criar desafios, exemplo: produzir uma carne tipo argentina.
BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?
Licio Isfer: O grande recado é: atender o mercado consumidor – hoje – no Brasil, muito exigente e com grande demanda.
Confira outra entrevista de Licio Isfer no BeefPoint:
Caracu: conheça mais sobre a raça que é um patrimônio da pecuária nacional [Projeto Raças]
1 Comment
Parabéns ao amigo Licio Isfer por sua indicação a esta conceituado prêmio da pecuária brasileira. Parabéns também por sua dedicação e inteligência, empregadas em prol da melhoria da Raça Caracu e da pecuária de corte do Brasil.
Forte abraço.
Nelson Ribas