O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) ficou em média em 173,8 pontos em março de 2015, 2,6 pontos a menos (1,5%) do que seu valor revisado de fevereiro e quase 40 pontos (18,7%) a menos que seu nível de março de 2014.
Os preços do açúcar caíram particularmente bastante em março, com declínios mais modestos registrados em óleos vegetais, cereais e carnes.
Em contraste, os valores dos lácteos aumentaram pelo segundo mês consecutivo, afastando-se da tendência negativa geral que dominou outros mercados de commodities.
De forma geral, exceto pela pausa em outubro de 2014, o Índice vem caindo firmemente desde abril de 2014, devido às maiores ofertas globais para a maioria das commodities incluídas no Índice.
O Índice de Preços da Carne da FAO ficou em média em 177 pontos em março, 1,8 pontos (1%) a menos que seu valor revisado de fevereiro.
A redução foi causada principalmente pelos menores preços da carne suína e de frango, mas os preços da carne ovina também caíram. Os preços da carne bovina não mudaram muito.
Desde que alcançaram um pico histórico em julho passado, o Índice caiu a cada mês. A menor demanda de importação na Ásia, onde vários países registraram grandes ganhos na produção, e na Rússia, que continua a impor restrições às importações, foram importantes fatores por trás da queda nos preços.
Fonte: FAO, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.