Foi inaugurado, na tarde de sexta-feira (03), o primeiro Laboratório de Triagem da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. A reforma e ampliação do local onde foi instalado o laboratório, custeada com recursos do FUNDESA, irá proporcionar ambiente adequado para manipulação de amostras biológicas e melhorar gestão de amostras e documentos, aumentando a agilidade, controle e eficiência no encaminhamento de materiais para diagnóstico, efetuadas pela Divisão de Defesa Agropecuária.
Serão realizadas aqui neste laboratório as triagens para conferência dos materiais para encaminhar à Lanagro ou ao IPVDF. As triagens serão agora realizadas com biossegurança que conta com todo o aparato de seleta, transporte, triagem e descarte de resíduos.
De acordo com o veterinário do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Marcelo Gocks, o laboratório tem capacidade de armazenamento de 100 mil amostras e funcionará de acordo com a demanda.
A edificação contou com investimentos do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal de mais de R$ 55 mil para o projeto, mão-de-obra, materiais de construção e equipamentos.
Fonte: Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.