Principais indicadores do mercado do boi – 15-11-2016
15 de novembro de 2016
Produção de carne bovina dos EUA continuará crescendo até 2018
16 de novembro de 2016

Técnicos japoneses elaboram outro informe para readmitir carne bovina uruguaia

O Japão está muito próximo de abrir as portas à carne bovina desossada e saturada do Uruguai e tem o país sob análise. Dois especialistas da agência sanitária do Ministério de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF) participaram do 21o Congresso Mundial de Carnes 2016, com o objetivo de fornecer mais dados ao governo japonês sobre a produção de carnes do Uruguai e seus sistemas produtivos, tanto no que se refere à inocuidade dos alimentos, como no que se refere ao bem-estar animal e certificações.

Segundo os técnicos japoneses, a informação será um insumo básico que ajudará o governo do Japão a tomar uma decisão mais fundamentada com relação à abertura de mercado. O trâmite de reabertura está avançado e o Uruguai está cumprindo as instâncias finais de uma análise de risco de 9 passos e muitos documentos.

Os dois países faziam negócios de carne bovina até 2000, quando apareceu o primeiro foco de febre aftosa em Artigas, no Uruguai. Na ocasião, o Uruguai exportava ao Japão carne bovina com osso e, agora, entrará com carne desossada.

As tarifas desse mercado são altas, mas há nichos de alto valor em que apostar e, do ponto de vista de marketing, seria a cereja do bolo para um país exportador.

Fonte: El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.