Bezerro da Maragogipe foi sensação em Avaré, SP
11 de dezembro de 2003
UE importa mais carne bovina da América do Sul
15 de dezembro de 2003

USMEF promove carne bovina no varejo da Rússia

A popularidade da carne bovina dos Estados Unidos entre os consumidores russos cresceu nos últimos dois anos, à medida que a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF) promoveu ativamente a carne bovina norte-americana de alta qualidade em hotéis, restaurantes e setores institucionais.

Atualmente, são poucos os restaurantes finos de Moscou e São Petersburgo, que não oferecem carne bovina dos EUA em uma base contínua e quase todos os restaurantes familiares têm vários pratos com carne bovina norte-americana em seu menu. Esse investimento bem-sucedido nas promoções de varejo serviu de base para a primeira promoção da carne bovina dos EUA nos supermercados de São Petersburgo.

As promoções da USMEF têm tido sucesso ao mostrar aos consumidores russos as características de segurança e alta qualidade da carne bovina dos EUA. As promoções nos restaurantes também familiarizaram os consumidores com o produto e os estimularam a comprar esse produto no varejo.

As pessoas comem carne bovina de alta qualidade dos EUA nos restaurantes e percebem que o produto é simples de cozinhar, seguro e delicioso, e, então, compram o produto nos supermercados. Por esta razão, a USMEF lançou sua primeira promoção de carne bovina no varejo de São Petersburgo no último verão e penetrou com sucesso no setor varejista da cidade, aproveitando um nicho no mercado de produtos de alta qualidade.

A carne bovina dos EUA ainda é vendida nos supermercados de São Petersburgo, dois meses depois do término da campanha.

Mantendo sua política de parceria, a USMEF conduziu a promoção em cooperação com uma companhia que importa carne bovina dos EUA para São Petersburgo há mais de seis anos. Como a companhia importava steaks norte-americanos em porções especificadas em grandes caixas inadequadas para o comércio varejista, a USMEF ajudou a empresa a produzir caixas mais atrativas com uma descrição em russo dos cortes de carnes, as vantagens da carne marmorizada, os padrões de segurança e qualidade da carne dos EUA, bem como os logotipos da USMEF e do Beef Checkoff.

Os 15 supermercados que escolheram participar da promoção são os mais finos de São Petersburgo, especializados em produtos de alta qualidade. O período da promoção (seis semanas) permitiu que muitas pessoas se familiarizassem com o produto e tivessem uma chance de experimentá-lo.

Para dar suporte à promoção, a USMEF produziu folhetos voltados aos consumidores com uma descrição do produto e com receitas estadunidenses tradicionais de steaks, para atrair a atenção dos compradores.

Esses folhetos e caixas também apresentavam o endosso de um chefe de cozinha famoso de São Petersburgo, que mantém um programa de culinária de final de semana em um canal de televisão local. O chefe participou da equipe de chefes da USMEF e forneceu dicas e receitas para uso na promoção nos supermercados. Nas lojas, os promotores vestiam chapéus de cowboy enquanto distribuíam os folhetos.

A promoção aumentou as vendas semanais nas lojas de menos de dez para 500 quilos, e, desde que a promoção terminou, a 30 de setembro, os 15 supermercados que participaram da promoção venderam cerca de uma tonelada de carne bovina dos EUA por mês.

Nos primeiros nove meses de 2003, as vendas de carne bovina dos EUA (incluindo os cortes menos tradicionais) para a Rússia, o quinto maior mercado internacional em volume, totalizaram 49,88 mil toneladas, no valor de US$ 39,8 milhões.

A economia da Rússia continua seguindo um caminho de crescimento; o poder de compra da população tem crescido, o que estimula as pessoas a procurarem fontes de proteína de alta qualidade.

A USMEF é uma associação comercial responsável pelo desenvolvimento de mercados para a indústria de carnes vermelhas dos EUA e é financiada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pelo fundo arrecadado pelos produtores rurais do país.





Caixas atrativas informam aos consumidores de São Petersburgo como preparar um delicioso steak norte-americano

Fonte: USMEF, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.