Bezerro da Maragogipe foi sensação em Avaré, SP
11 de dezembro de 2003
UE importa mais carne bovina da América do Sul
15 de dezembro de 2003

USDA alerta sobre importância do cozimento e correta manipulação da carne bovina moída

O Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FSIS/USDA) lançou um alerta de saúde pública para lembrar aos consumidores sobre a importância de seguir as orientações de segurança dos alimentos ao manipular e preparar carne bovina moída crua. Os consumidores foram alertados para não comer carne moída crua ou não cozida o suficiente.

O Departamento de Saúde Pública e Serviços de Família de Wisconsin informou recentemente o FSIS sobre uma epidemia de Salmonella, informando que o consumo ou a manipulação de carne bovina moída crua ou mal-cozida é o veículo suspeito da doença.

O alimento contaminado com Salmonella pode causar salmonelose, uma das doenças causadas por bactérias de alimentos mais comuns. A meta da campanha é educar os consumidores sobre quatro passos simples que eles podem tomar para reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos:

  • Cozinhar a carne bovina moída até uma temperatura interna segura de 160ºF (cerca de 71,11ºC);
  • Separar a carne crua dos alimentos cozidos ou prontos para comer para evitar contaminação cruzada;
  • Limpar o termômetro depois de utilizá-lo. Certificar-se de que está utilizando utensílios e recipientes limpos. Lavar as mãos freqüentemente;
  • Resfriar as sobras de alimentos no refrigerador ou no freezer até duas horas após a retirada do alimento do fogão ou do forno. Em dias quentes ou temperaturas acima de 32,2ºC, refrigerar ou congelar os alimentos em até uma hora. Certificar-se de que a temperatura do refrigerador está em 4,4ºC ou abaixo, ou -17,7ºC ou menos no freezer. Checar a temperatura ocasionalmente, com o termômetro do refrigerador/freezer.

“Como a cor não é um indicador confiável de que os produtos de carnes vermelhas e de aves estão perfeitamente cozidos, um termômetro de alimentos é a única forma de saber se o alimento atingiu uma temperatura alta o suficiente para destruir a bactéria”, alertou o USDA.

O órgão ressaltou que o termômetro de alimentos deveria ser usado para assegurar que os hambúrgueres feitos de carne bovina moída fossem cozidos a uma temperatura interna de 160ºF (71,1ºC). Cortes assados, filés e carnes em pedaços de bovino, vitelo ou ovinos precisam ser cozidos a uma temperatura interna de 145ºF (62,78ºC) para um produto mal-passado e a 160ºF (71,1ºC) para bem-passado.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress