Tabela nutricional tropical (TNT)
16 de dezembro de 2003
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose
18 de dezembro de 2003

Filipinas será livre de febre aftosa em maio e poderá exportar carnes pela primeira vez

As Filipinas serão livres de febre aftosa em maio de 2004, preparando o caminho para o país exportar suas carnes e produtos derivados pela primeira vez em sua história, como anunciado recentemente pelo Departamento de Agricultura, após este ter entrado em um memorando de entendimento com o Departamento de Governo Local e Interior e com a Polícia Nacional Filipina para intensificar a campanha de erradicação da febre aftosa do país.

O secretário da Agricultura das Filipinas, Luis Lorenzo Jr., disse que essa medida tem como objetivo conseguir a declaração do país como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), o que o capacitará a exportar carnes e produtos derivados.

Segundo ele, a intensa campanha de erradicação da febre aftosa conduzida pela Agência da Indústria Animal (Bureau of Animal Industry – BAI) pela Comissão Nacional de Inspeção de Carnes (National Meat Inspection Commission – NMIC) encontrou forte resistência de algumas operadoras de abatedouros, vendedores e fornecedores de carnes.

“Damos este passo para proteger os empregados e oficiais do NMIC e da BAI, à medida que eles conduzem monitoramento, vigilância e apreensão de infratores das leis e regulamentações referentes ao controle e erradicação da febre aftosa”, disse Lorenzo.

No ano passado, o Departamento de Agricultura das Filipinas lançou duas Ordens Administrativas, números cinco e 32, para evitar e controlar a disseminação de febre aftosa. Em particular, a número cinco foi lançada para controlar o movimento em Luzon, abrangendo áreas livres de febre aftosa em Mindanao, Visayas e Masbate.

A OIE reconheceu Mindanao como livre de febre aftosa em maio de 2001, enquanto Visayas, Palawan e Masbate foram declaradas áreas livres de febre aftosa em maio de 2002. Estas áreas podem agora participar do comércio global, através de exportação de seus animais, carnes e produtos derivados.

Já a Ordem Administrativa 32 ou a “Política Tudo Dentro, Tudo Fora”, determinou que todos os animais que fossem mandados para o abate precisariam ser abatidos dentro de um dia e enviados para fora do abatedouro dentro de 24 horas.

Atualmente, os focos de febre aftosa são comuns em três regiões – central e sul de Luzon e Metro Manila. As outras regiões de Luzon e a Região Administrativa Cordilheira têm maior risco de apresentar casos de febre aftosa, segundo o Departamento de Agricultura.

Fonte: Mb.com.ph, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.