A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina se reúne extraordinariamente hoje para discutir a proposta final do “Sistema de Classificação de Bovinos” que será apresentada pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nelmon Oliveira da Costa.
Segundo o presidente da câmara, Antenor Amorim Nogueira, o sistema deve colocar o Brasil dentro das exigências internacionais no que diz respeito à classificação de carcaças. De acordo com ele, o Brasil é o único grande exportador mundial que ainda não adotou as medidas. “O sistema representa uma evolução na pecuária nacional” afirma Nogueira.
O sistema torna obrigatória a classificação de bovinos abatidos nos estabelecimentos sob a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), tendo como base as características de sexo e maturidade animal, peso e acabamento da carcaça.
A Câmara se reúne das 14h às 17h, na sala de reunião do CNPA, no térreo do edifício sede. A reunião será fechada. Ao final, o presidente da câmara deve falar à imprensa.
Fonte: Assessoria de imprensa do Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint